Primeiro Plano 2020 recebe número recorde de inscrições

Em razão da pandemia, evento será on-line, entre os dias 24 e 28 de novembro

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – registrou número recorde de inscrições para a edição 2020. Ao todo, foram 354 produções apresentadas, sendo 323 para a categoria Mercocidades e outras 31 da Mostra Regional. Este ano, o evento será on-line, entre os dias 24 e 28 de novembro.

O resultado surpreendente, na avaliação dos organizadores, mostra a mais uma vez a força e a importância da cultura e da arte. Afinal, apesar do momento conturbado também para as produções cinematográficas, em razão da pandemia da Covid-19, o interesse e a vontade de fazer cinema se mantiveram inalterados.

Divisão demográfica dos inscritos

De todos os trabalhos apresentados, 58% é formado por cineastas do Sudeste brasileiro. Em seguida, aparecem as regiões Sul (15%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (7%) e Norte (25). As produções estrangeiras representam 5% das inscrições.

Primeiro Plano 2020 será on-line
A curadoria do festival ainda define os detalhes finais para a realização do Primeiro Plano em 2020. Entretanto, algumas questões já estão definidas. Uma delas é que o festival vai acontecer entre os dias 24 e 28 de novembro em formato on-line. A plataforma de exibição dos filmes e das oficinas ainda está em definição.

O Festival
O Primeiro Plano 2020 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade, formado por um grupo de cinéfilos e produtores culturais. O evento tem como objetivo incentivar e dar visibilidade a diretores estreantes da região e da América do Sul.

Conheça os filmes selecionados

MOSTRA COMPETITIVA MERCOCIDADES

A barca, de Nilton Resende
A fome que devora o coração, de Raiane Ferreira
Altcell, de Matheus Galvão & Erik Fischer
El b(eso) – O beijo, de Alexa Centurión Chocobar
El dibujo de un pez, de Juana Castro}
Endless love, de Duda Gambogi
Enraizadas, de Gabriele Roza e Juliana Nascimento
Gilson, de Vitória Di Bonesso
Inabitáveis, de Anderson Bardot
Janaína, de Letícia Silva
Letícia, Monte Bonito, 04, de Julia Regis
Mamapara, de Alberto Flores Vilca
Maratonada, de Gabriel Almeida e Letícia Catalá
Meninos rimam, de Lucas Nunes
Muñeca tota, de Gaspar Aguirre & Román Sovrano
Não me chame assim, de Diego Migliorini
Neguinho, de Marçal Vianna
O que pode um corpo?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli
O silêncio lá de baixo, de Pamella Araújo
Perifericu, de Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda
Rosário, de Igor Travassos e Juliana Soares
Vai melhorar, de Pedro Fiuza
Volta seca, de Roberto Veiga

MOSTRA COMPETITIVA REGIONAL
(In)existente – a vida pelo seu olhar, de Stéphanie Ferreira Nunes do Nascimento
1996, de Rodrigo Brandão
A garça velha, de Marc NaNo
A garota com todos os dons, de João G. Cendretti, Nicolly Matos & Leonardo Heringer.
A vida é coisa que segue, de Bruna Schelb Corrêa
Aparecida, devoção, milagres e bênçãos, de Inês Maria de Oliveira
Confecção do coração, de Natane Castro
Cronotopo, de Diogo D’Melo
Domingo no paint, de Gustavo Furtuoso Ribeiro
Epidemia nacional, de Bruno Ferreira
Espresso, de B.N.L.
Ir à praia, de Beatriz Dias
Janaína sem cabeça, de Bruna Schelb Corrêa
MoverAção pela pátria, de Gutão
Na pele, de Luana Nogueira
Não subestime, de Lipe Veloso
Nó no couro, de Mariana Martins
Passeio de vento, de Bruna Schelb Corrêa & Luis Bocchino
Perseguição no meio, de Xzmcrz
Que horas vai passar, de Gutão
Reflexo reverso: o outro em branco, de Fernanda Thomaz
Retratos de uma jovem em quarentena, de Iago de Medeiros
Sagrado, de Mayara Moreira
Suellen e a diáspora periférica, de Renata Dorea
Tal pai, tal filho, de Lucas Andries
Travessia, de Matheus Assunção Braz Monteiro
Vale?, de Eric Moreira
Vida dentro de um melão, de Helena Frade