Oficinas

Argumento Cinematográfico

20 vagas
23, 24, 27 e 28 de novembro (seg/ter/sex/sáb),  das 14h às 17h.

O argumento tem duas funções fundamentais no processo de criação de uma obra audiovisual. Ele é uma ferramenta criativa, que ajuda o roteirista na construção da narrativa, e é também um documento da pré-produção fundamental para encontrar parcerias com diretores, produtores e patrocinadores. O Argumento também é uma exigência recorrente nos editais de financiamento e concursos.

Durante a oficina vamos analisar os pontos fundamentais na elaboração da narrativa que precisam estar refletidas no argumento, como estrutura, ponto de vista, arco e universo. Também vamos entender como encontrar a melhor redação para um argumento de acordo com a linguagem da obra.

O Argumento deve refletir a atmosfera e o ritmo da obra, dar conta do enredo principal  e produzir identificação com os personagens. Sobretudo, um argumento deve evocar o potencial fílmico da obra, ajudando o leitor a visualizar a obra futura.

Veremos também as diferenças entre sinopse,  storyline e argumento e a função de cada um desses documentos na cadeia produtiva e criativa.

Fidelys Fraga

Trabalha há mais de vinte anos com roteiro e dramaturgia. É formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e licenciando pela UFF. Entre seus trabalhos mais recentes estão as séries de TV – Fronteiras Fluidas (2020 – Canal Curta) e BAILE DE MÁSCARAS (2019 – TV Cultura). Também foi roteirista chefe da série AREMBEPE e do longa DONO DA BANCA dentro do núcleo criativo da Giros Filmes em 2019. Desenvolveu também a série RODA DE CHORO para a Polofilmes (estreia em 2020 no CANAL CURTA). Como professor, já ministrou aulas em diversas instituições, como unidades do SESC; Caixa Cultural Curitiba e Secretaria Municipal de Cultura-RJ. Também realizou oficinas dentro dos cursos de Pós-Graduação da UERJ e UERJ FFP.  Em 2020, foi contemplado pelo Edital CULTURA PRESENTE NAS REDES da Secretaria de Cultura do RJ para elaboração de 04 videoaulas sobre técnicas de diálogo. Também trabalha como consultor e curador de festivais e concursos, como o Festival ROTA, SESC ARGUMENTA e FESTIVAL PRIMEIRO PLANO. Já escreveu e dirigiu alguns curtas, já produzidos, e alguns longas, por editais de desenvolvimento do PROAC e PRODAV para importantes produtoras no mercado.  Também escreveu e dirigiu diversos espetáculos de Teatro para adultos e crianças.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Crítica de Cinema

25 vagas
24, 25 e 27 de novembro, das 19h às 21h; e 28 de novembro (sábado), das 13h às 15h, e das 15h30 às 17h30

Com o objetivo de propor aproximações com o trabalho de crítica em cinema, a oficina pretende abordar as formas de atuação do crítico, os desafios do ofício e modos de desenvolver ferramentas de análise crítica fílmica. A proposta também possibilita a compreensão do papel do crítico dentro do cenário de mostras e de festivais e as diferentes dinâmicas envolvidas na área. Ao longo da oficina, os participantes irão escrever textos críticos sobre os filmes da programação do festival Primeiro Plano.

Camila Vieira

Camila Vieira é jornalista, crítica e curadora de cinema. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É editora da revista eletrônica Multiplot, com ênfase em críticas de cinema. Integra a curadoria de curtas da Mostra de Cinema de Tiradentes e CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

INSCRIÇÕES ABERTAS

Oficina Desenho de Som

20 vagas
24 a 27 de novembro (terça a sexta), das 10h às 12h; 28 de novembro (sábado), das 10h às 14h

Conteúdo

Desenho de Som, Edição de Som, Sound Effects, Audiovisão, Polifonia, Sincronismo, Cena Sonora

Ementa           

Nesta oficina, iremos trabalhar conceitos básico da construção sonora cinematográfica. Quais elementos constituem a banda sonora de um filme? Quais são as camadas que envolvem uma cena sonora? Qual o campo de interferência entre som e imagem? Qual a contribuição do som para a narrativa mais ampla de um filme?

Estas serão algumas das questões abordadas nesta oficina, que irá se desdobrar em experimentações práticas, nas quais iremos construir a banda sonora de um trecho de filme da diretora avant-garde, Maya Deren.

Utilizaremos as ferramentas básicas de edição do programa Adobe Audition, que serão introduzidas no início do curso.

Utilizaremos a plataforma Zoom ou similar (dependendo das diretrizes do festival) como suporte para os encontros on-line. Serão 4 encontros de 2 horas de duração com suporte “extraclasse” para o desenvolvimento dos projetos. Todas as aulas serão gravadas, ficando acessíveis para que os alunos possam retomar o conteúdo apresentado.

Material
Acesso à internet
Computador com headphones
Adobe Audition
App Zoom

Objetivo
Introdução ao conceito de desenho de som e suas ferramentas básicas de edição

Avaliação
Participação em aula e elaboração dos projetos.

Thiago Sobral


Atua profissionalmente como técnico de som, editor de som, compositor de trilhas sonoras e mixador. É formado em cinema pela UFF e em música pela Escola Villa-Lobos. É professor de som para cinema da  Academia Internacional de Cinema (AIC). Foi premiado com o melhor desenho de som no Festival de Cinema do Vale de Ivinhema com o longa Torquato Neto: Todas as Horas do Fim (2017), de Eduardo Ades e Marcus Fernando. Com Yorimatã (2016), de Rafael Saar, recebeu o Prémio Delart pelo festival CineMúsica e também o de melhor documentário pelo In-Edit Brasil – 7º Festival Internacional do Documentário Musical. Crônicas da Demolição (2015), de Eduardo Ades, recebeu o prêmio de Melhor Edição de Imagem e Som pelo 15º Festival RECINE. Dentre outros projetos, se destacam: Claun, de Felipe Bragança, selecionado para o International Film Festival Rotterdam 2013 e Duelo Antes da Noite, de Alice Furtado, selecionado para o Festival de Cannes 2011. Trabalhou também pela Rob Filmes, estúdio de finalização de áudio para cinema, onde participou da restauração de dois longas metragens da Cinédia: Rico Ri à Toa, de Roberto Farias, e Estou Aí, de Cajado Filho.

INSCRIÇÕES ABERTAS