Júri

Mercocidades

Débora Butruce

É preservadora audiovisual, pesquisadora e produtora cultural. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, com doutorado sanduíche na New York University, no Moving Image Archiving and Preservation Program. Atua na área de preservação e restauração audiovisual desde 2001, com atuação no Brasil e no exterior, além de especializações na Inglaterra, Itália, Cuba e Espanha.  Membro fundador da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), é a atual presidente. Também possui experiência em curadoria audiovisual, com a realização de mostras de cinema e programas especiais, além da participação em comitês de seleção de festivais e editais públicos. É uma das fundadoras e curadoras do Cachaça Cinema Clube, cineclube realizado mensalmente no cinema Odeon entre 2002 e 2015.  

Guto BR

É realizador e storyboarder de São Paulo-SP. Foi um dos diretores do filme Sangro, que ganhou Melhor Direção no festival Primeiro Plano 2019, entre outros. Trabalha com séries e longas de TV desde 2013 participando em produções nacionais e fora; é fundador/curador da mostra Zootropio de Cinema de Animação Brasileiro e atual presidente da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação. Atualmente é um dos diretores do longa-metragem Sonho de Clarice, com previsão de conclusão em 2022.

Josiane Osório

Programadora, produtora, curadora e professora de cinema. Diretora do Fórum Nacional dos Festivais, diretora geral da Tábata Filmes, coordena o Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes e o Anjo Exterminador – Festival Internacional de Filmes Fantásticos de Brasília.

 

Jovem

Ana Julia Silvino

Graduanda em Rádio, TV e Internet pela UFJF. Membro da Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (A.P.A.N) e do LAB AFRIKAS – Laboratório Audiovisual sobre memória e história da África e diáspora africana.

Emmanuel Corrêa e Castro

Mineiro, 22 anos, graduando em Artes e Design na UFJF. Atualmente, tem pesquisado o realismo social contemporâneo. Desenvolve o projeto de extensão “Pela primazia dos afetos: produção e formação de público em Juiz de Fora”. Nas horas vagas, atua como artista visual.

 

Wallace Oliveira

Tem 27 anos, está cursando o 6° período de Publicidade e Propaganda. É ator de teatro e durante 3 anos fez parte do Grupo Divulgação. Amante da música e da cultura pop.

Incentivo

Ana Monteiro

É jornalista e professora na Faculdade de Comunicação da UFJF, onde pesquisa narrativas imersivas. Doutoranda em Linguística, com doutorado sanduíche na Alemanha (Universität Bielefeld), na área da Ciência da Computação, e mestre em Comunicação, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Desde 2014, pesquisa novas tecnologias da imagem e suas linguagens. Em seus últimos trabalhos, tem explorado a realidade virtual como dispositivo narrativo e pedagógico.

Marcos Pimentel

Documentarista formado pela EICTV – Cuba e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários que ganharam 92 prêmios e foram exibidos em mais de 700 festivais internacionais, como Veneza, IDFA, Roterdã, , DocLisboa, Indie Lisboa, É Tudo Verdade, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Gramado, com destaque para os filmes Fé e Fúria (2019), A Parte do Mundo que me Pertence (2017), Sopro (2013), Sanã (2013), Pólis (2009), A arquitetura do Corpo (2008) e O Maior Espetáculo da Terra (2005).  Para televisão, escreveu e dirigiu os telefilmes Dia de Reis (2018 / Globo Filmes / Globo Minas), As Batalhas da Fé (2017), Horizontes Mínimos (2012), Ruminantes (2005) e as séries Diários sobre o Corpo (2017) e Fé (2013). Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da EICTV – Cuba.

Maurício Nascimento

É valenciano, estudante de Design pela UFJF e co-Diretor do filme Desvio Para o Branco, ganhador do Prêmio Incentivo Primeiro Plano de 2019.

Zé Lameira

É valenciano, estudante de Cinema e Audiovisual pela UFJF e co-Diretor do filme Desvio Para o Branco, ganhador do Prêmio Incentivo Primeiro Plano de 2019.

Luzes da Cidade

Juliana Nascimento 

Cineasta formada pela PUC-Rio. É analista audiovisual do Laboratório de Inteligência de Vida, um programa educacional da rede Eleva. Codirigiu o documentário Enraizadas, aprovado pelo edital do Lab Curta, que investiga as tranças para além da estética, trazendo também a sua história de representatividade. E também produziu o documentário Fartura, que utiliza de imagens de arquivo para falar do afeto demonstrado por pessoas negras através da comida.

 

Marçal Vianna

É morador de Nova Iguaçu, formado em Publicidade pela PUC-Rio, aluno da Academia Internacional de Cinema e pós-graduado em roteiro pela Universidade Veiga de Almeida, roteirista de programas como “Vai Que Cola” (da Multishow), também trabalhou na TV ESCOLA, onde desenvolveu recursos e roteiros de acessibilidade para canais como a TV Brasil e a TV Senado. Em 2020, Marçal venceu o prêmio de Melhor Direção no Festival Guarnicê de Cinema com “Neguinho”, a sua estreia como diretor.

Raiane Ferreira

Graduada em Audiovisual e novas mídias na Unifor. É realizadora audiovisual nas funções de Direção, Roteiro e Edição. Seu atual trabalho é o curta A fome que devora o coração, tendo temática feminista composto por equipe 100% feminina. É criadora do canal “Uma mulher com uma câmera” que discute temas relacionados ao feminino no cinema no YouTube. Foi curadora e produtora da mostra CinEma Unifor dentro da programação do Mundo Unifor 2017.