Entre dilemas e promessas

Vai melhorar (2020), de Pedro Fiuza

Por Natan Nunes Severiano Alves

A história política do Brasil parece sempre ter sido alavancada e, ao mesmo tempo, estagnada pela eterna promessa de um futuro glorioso que nunca chega. Em meio a promessas de agentes políticos e culturais, o trabalhador parece estar sempre à mercê de um sistema que o explora, com a justificativa de trazer benefícios, os quais permanecem sempre no horizonte. É nesse contexto que o filme Vai melhorar, de Pedro Fiuza, traz suas reflexões, abordando não só as pressões sofridas pelo trabalhador, mas também os dilemas com os quais este tem de lidar.

Na trama, Luísa, uma apresentadora que trabalha em uma campanha para prefeito, lida com a solidão e com os estresses gerados pela rotina de trabalho contemporâneo, os quais são ainda mais intensos por estarem em contato com a esfera política. De maneira fluida, o filme aborda a submissão das pessoas a rotinas estressantes e a relações de trabalho abusivas. Isso pode ser visto, tanto na vida da protagonista, quanto na dos personagens que circundam a narrativa, os quais tornam visíveis as fortes hierarquias, que vão além do âmbito do trabalho.

Em consonância com o compasso dessa rotina, o curta tem um ritmo bastante dinâmico. Há a todo momento situações instigantes, que se procedem de forma fluida. A constante movimentação da protagonista é acompanhada por um visível sentimento de insatisfação em relação a seu estilo de vida. Ela parece estar desconfortável no lugar em que se encontra e tem seus momentos de alívio quando para e se conecta com sua família, que reside em outro estado.

Os dilemas de Luísa são abordados, de maneira que se pode ver, sutilmente, como todo aquele contexto a afeta. Em determinado momento, a personagem parece defrontar-se com seus próprios dilemas éticos e enxergar possíveis erros nas escolhas que fez até o momento. Diante disso, ela mesma se vê na obrigação de fazer algo para mudar a situação, o que, claramente, não é uma escolha fácil, visto tudo o que está em jogo.

A busca por um futuro, portanto, é o tema que permeia toda a narrativa de Vai melhorar. Não é fácil fazer as escolhas corretas quando nos encontramos diante de um sistema que nos corrompe aos poucos. Nesse contexto, em meio a promessas e mentiras, uma trabalhadora transpassa as barreiras que lhe são impostas e torna-se agente de mudança para si mesma e para a sociedade.