Confira os curtas premiados do Primeiro Plano 2020

Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – apresentou na noite deste sábado (28) as produções vencedoras de sua 19ª edição. Os jurados escolheram como melhor filme da Mostra Mercocidades “Mãe chuva / Mamapara (Madre lluvia)”, de Alberto Flores Vilca. O curta traz a história de uma mulher analfabeta e de ascendência quíchua, que vive com seu cachorro no altiplano peruano e vende doces para viver. 

 
Já o Prêmio Incentivo Primeiro Plano ficou com Mariana Martins, que apresentou o curta “Nó no couro”. Na produção, uma garota encontra sua amiga em uma festa, mas as coisas mudam com a notícia de que há um assassino no local. Mariana, que assina a direção e o roteiro, receberá verba de R$ 9 mil para que um novo curta seja produzido e apresentado na abertura da 20ª edição do festival, em 2021. A relação completa dos vencedores pode ser conferida no final deste release.

Prazo ampliado

Quem não pôde acompanhar todas as produções exibidas durante o festival agora conta com mais uma oportunidade para maratonar os filmes. Toda a programação do Primeiro Plano ficará disponível na plataforma InnSaei.tv durante este domingo (29), até às 23h59. Exceto o longa da estreia, Maria Luiza.

Recorde de inscrições

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – registrou número recorde de inscrições para a edição 2020. Ao todo, foram 354 produções apresentadas, sendo 323 para a categoria Mercocidades e outras 31 da Mostra Regional. O resultado surpreendente, na avaliação dos organizadores, mostrou mais uma vez a força e a importância da cultura e da arte. Afinal, apesar do momento conturbado também para as produções cinematográficas, em razão da pandemia da Covid-19, o interesse e a vontade de fazer cinema se mantiveram inalterados.

Nesta edição, o festival também trouxe três oficinas gratuitas para estudantes e profissionais da área. As aulas foram ministradas por meio da plataforma Zoom. Os participantes puderam aprender mais sobre Argumento Cinematográfico, com Fidelys Fraga; Crítica de Cinema, com Camila Vieira; e Desenho de Som, com Thiago Sobral.

O festival Primeiro Plano é uma iniciativa do Luzes da Cidade, grupo de cinéfilos e produtores culturais de Juiz de Fora.

Confira a relação de todos os vencedores do Primeiro Plano

Mostra Competitiva Mercocidades

Melhor Filme: Mãe chuva / Mamapara (Madre lluvia), de Alberto Flores Vilca
Melhor Direção: Nilton Resende, por A barca
Melhor Roteiro: Juana Castro, por O desenho de um peixe (El dibujo de un pez)
Melhor Concepção Fotográfica: Bruno Polidoro, por O que pode um corpo?
Melhor Concepção Sonora: Letícia Belo, por A fome que devora o coração
Melhor Montagem: Mario Manríquez, Alberto Flores Vilca, por Mãe chuva / Mamapara (Madre lluvia)
Melhor Direção de Arte: Carolina Camargo, por Volta seca
Melhor Trilha Musical: Perifericu
Melhor Interpretação:  Lais Vieira, por Rosário
Melhor Primeiro Plano: Volta seca, de Roberto Veiga
Menção honrosa: Meninos rimam, de Lucas Nunes

Júri Jovem: Inabitáveis, de Anderson Bardot
Menção honrosa: Volta seca, de Roberto Veiga

Voto do Público: Endless love, de Duda Gambogi

Prêmio Aquisição Cinebrasil TV: Inabitáveis, de Anderson Bardot

Mostra Competitiva Regional

Incentivo Primeiro Plano: Nó no couro, de Mariana Martins

Prêmio Luzes da Cidade: Vida dentro de um melão, de Helena Frade.

Prêmio José Sette: 1996, de Rodrigo Brandão

Voto do Público: Tal pai, tal filho, de Lucas Andries