Inscrições abertas para o Laboratório de Curtas Rainbow 2022

O Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, através do Programa de Fomento a Projetos Turísticos 2022, apresenta o Laboratório de Curtas Rainbow 2022, que será realizado no período de 16 a 19 de agosto de 2022.

O Laboratório de Curtas Rainbow 2022 propõe ser um campo de formação interdiscursiva, com experimentação prática e teórica, visando estimular o desenvolvimento de projetos com temática LGBTQIAP+ de curtas-metragens e a relação entre os cineastas locais, além de oferecer um prêmio no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais) que deverá ser aplicado na realização do filme.

O presente edital prevê a seleção de até 12 (doze) projetos com temática LGBTQIAP+ dentre os enviados para participação no Laboratório. Ao longo do período acima especificado, os selecionados poderão aperfeiçoar e debater seus roteiros, com consultores da área e, também, com os os demais roteiristas/proponentes. Este trabalho é uma importante fase de desenvolvimento do projeto, que se debruçará sobre o roteiro, escolhas estéticas e viabilizações de produção e pós-produção. Dessa forma, os projetos desenvolvidos no Laboratório serão lapidados para melhor se enquadrarem em editais de incentivo ao audiovisual, bem como para sua própria possibilidade de realização. Os projetos serão debatidos por três profissionais especializados em uma área audiovisual, tendo como foco o tratamento do roteiro, da direção e da produção.

Das Condições de Participação

Poderão participar do Laboratório de Curtas Rainbow 2022 pessoas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata Mineira, atuantes na área, estudantes, profissionais e/ou amadores, desde que obedeçam aos termos deste Edital.

Os projetos de curta-metragem deverão prever duração máxima de 15 minutos, nas categorias ficção, documentário, animação ou experimental e deverão ser apresentados com capa contendo o nome do filme, do autor e contato (e-mail e/ou telefone).

O responsável pela inscrição deve ter mais de 18 anos. Menores podem participar mediante a autorização dos responsáveis legais.

Das Inscrições

As inscrições estarão abertas até 07 de agosto de 2022. Os documentos obrigatórios seguem listados abaixo e devem ser enviados para o e-mail aleques@primeiroplano.art.br.

Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, não sendo possível inscrever no Laboratório de Curtas e no Concurso de Argumentos concomitantemente.

É obrigatório apresentar:

  1. cópia de documento de identidade, em pdf ou jpg;

  2. cópia de comprovante de residência, em pdf ou jpg;

  3. roteiro de até 15 páginas, ou argumento em prosa de até 03 páginas, com capa (título do projeto, nome do roteirista, e-mail e telefone de contato) e em pdf;

  4. currículo do(a) proponente com, no máximo, uma lauda, em pdf.

Da Seleção

Para o Laboratório de Curtas Rainbow 2022 serão selecionadas até 12 (doze) propostas. Ao final, um projeto será escolhido pelos Consultores e ganhará o prêmio de R$ 8.000,00 (oito mil reais). O valor é bruto, incindindo sobre ele os impostos devidos.

As propostas inscritas serão avaliadas e selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

  1. Análise documental: verificação de todos os documentos exigidos. Na falta ou inadequação de algum deles, a proposta será desconsiderada e não estará habilitada para a etapa seguinte.

  2. Análise da proposta: consistência, clareza, objetividade, criatividade e suficiência das informações apresentadas; exequibilidade da proposta e compatibilidade dos recursos disponibilizados por este Edital à realidade de execução.

A Comissão Organizadora será composta por integrantes por profissionais do audiovisual.

O resultado da seleção será divulgado nas Redes Sociais do @luzesdacidadejf e por e-mail até o dia 12 de agosto de 2022.

Das Obrigações e Vedações

É de inteira e exclusiva responsabilidade do proponente o uso/cessão de direitos autorais, morais, patrimoniais, de imagem ou musicais conexos às propostas, encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais, assim como taxas bancárias e quaisquer outras necessárias à emissão de documentos, inclusive junto a órgãos como Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), Ordem dos Músicos do Brasil e Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), em decorrência da execução do projeto, isentando o Luzes da Cidade de qualquer responsabilidade.

Como contrapartida, os projetos vencedores, se e/ou quando realizados, deverão colocar em seu crédito, inicial ou final a logo do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais e a frase:

O roteiro deste filme foi o vencedor do Laboratório de Curtas Rainbow 2022”.

As logomarcas serão encaminhadas ao vencedor pela Comissão Organizadora.

 Das Considerações Finais

A apresentação de declarações, informações ou quaisquer documentos irregulares, falsos ou inexatos, determinará o cancelamento da inscrição do projeto e a anulação de todos os atos dela decorrentes, em qualquer época, sem prejuízo das medidas e sanções administrativas e judiciais cabíveis.

A inscrição neste Edital implica na aceitação e concordância com todos os termos aqui descritos.

O Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais não se responsabiliza por quaisquer despesas referentes à participação de roteiristas no Laboratório e, posteriormente, na realização do filme e na participação da consultoria, além do que segue disposto neste Edital.

O Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais não se responsabiliza pelas consequências de quaisquer informações inverídicas que venham a ser apresentadas por roteiristas participantes, reservando-se a prerrogativa de desclassificar, a qualquer momento, os responsáveis por quaisquer infrações ao presente Edital.

Ao se inscrever, o roteirista afirma anuência e concordância com os termos constantes deste Edital, afirmando, ainda, que todas as informações fornecidas à organização por ocasião desta inscrição são verdadeiras.

Os casos omissos a este regulamento serão avaliados e resolvidos a critério da Comissão Organizadora, sendo as dúvidas interpretadas sempre em proveito da sociedade, da valorização da arte e da linguagem cinematográfica.