Oficinas

OFICINAS INTEGRADAS – “Filmes com material de arquivo”

As três oficinas abordam diferentes processos envolvidos na produção e na finalização de filmes de arquivo: produção e edição, desenho de som e color grading. Podem ser integralizadas pelo/as interessado/as ou feitas individualmente.

As oficinas são destinadas para qualquer pessoa interessada em cinema e audiovisual, documentário e especialmente estudantes e pessoas recém formadas ou cursando cursos técnicos ou superiores de cinema, comunicação, jornalismo, audiovisual, publicidade etc.

Recomenda-se que os participantes já tenham um acervo pré-selecionado de imagens e/ou a definição de temas a serem trabalhados durante o curso. Podem ser utilizados tanto acervos pessoais ou de família, como imagens coletadas da internet. É imperativo que os participantes explorem diferentes fontes e suportes incluindo e não se limitando à vídeos, fotografias, reportagens, cenas de filmes, arquivos históricos, VHS, matérias de jornais, locuções, entrevistas, músicas, diálogos, ruídos etc.

 

Oficina integrada 1: Produção de filmes com material de arquivo

Com Giovanni Francischelli

Data: De 30 de novembro a 3 de dezembro das 13h às 16h – Online

4 encontros

de 3h de duração- Carga horária total: 12 horas

Vagas: 20

A proposta da oficina é a elaboração de um filme de até 3 minutos a partir de material de arquivo (imagem e sons) coletadas pelos participantes em acervos públicos, privados ou pessoais. Os participantes podem propor tanto um curta temático (ficção, animação, documental) quanto um filme “experimental”. O objetivo é que se exercite o olhar acurado para o material de arquivo, bem como a manipulação, modificação e montagem deste conteúdo a fim de extrair novos sentidos narrativos de materiais pré-existentes. Ao final do curso, alguns filmes serão selecionados para participar de uma oficina de tratamento de imagem e uma oficina de tratamento de som, que devem incrementar a proposta estética e sonora dos curtas selecionados.

Giovanni Francischelli é formado em Midialogia pela Unicamp e com mestrado em Comunicação pela USP. É sócio-fundador da Doctela e produtor dos documentários “Lampião da Esquina” (2016); “A Plebe é Rude” (2015) e do curta “Quem Matou Eloá?” (2015), entre outros filmes para cinema, televisão e novas mídias. Foi selecionado para diversos festivais e esteve em eventos de mercado como DocSP, Doc Guadalajara, Puerto FICG Lab e Brasil CineMundi (CineBH. Foi diretor dos webdocumentários “Webdoc Graffiti” (2012) e “Se Eu Demorar uns Meses” (2013).

 

Oficina integrada 2: Color Grading em filme com material de arquivo

Com Glauco Guigon – Yellow Bunker

Data: de 7 a 10 de dezembro, das 14h30 às 17h30 – Online

04 aulas de 3horas cada – total de 12 horas de curso

Vagas: 20

A Correção de Cor é hoje um processo essencial da fotografia de qualquer peça audiovisual. É nela em que a estética de um filme é definida, e a fotografia é manipulada de diversas maneiras a fim de se atingir o “look” ideal.

A oficina de color grading acontecerá em quatro encontros e será dividida eu duas partes. Na parte teórica falaremos de teoria de cor, percepção, e faremos uma análise de diversos looks utilizados no mercado. Na parte prática os alunos serão apresentados às ferramentas básicas do software DaVinci Resolve, da Blackmagic, e terão como tarefa final fazer a colorimetria de um curta todo produzido com imagens de arquivo realizado na oficina “Produção de filmes com material de arquivo” do Festival Primeiro Plano 2021.

Glauco Guigon é colorista há treze anos. Formado em Cinema e Audiovisual pela UFF, se formou colorista na extinta Labocine do Brasil. Além de cursos pela International Colorist Academy, também é fotógrafo. Em 2013 abriu a Yellow Bunker, sua própria finalizadora, onde trabalha para diversas produções para o cinema, televisão, música e publicidade.

 

Oficina integrada 3: Desenho de som para filmes de arquivo

Com Thiago de Castro Sobral

Data: de 7 a 10 de dezembro, das 10h às 13h – Online

Vagas: 20

A oficina tem o objetivo trabalhar as potencialidades criativas do som nos filmes de arquivo. Explorar as possibilidades narrativas do som e suas camadas, além de desenvolver os primeiros passos em edição de som e a restauração do material sonoro de arquivo. Iniciação ao software Adobe Audition para edição de som.

Durante os encontros, serão abordados os conceitos básicos da edição de som e sua construção em camadas, além da elaboração do conceito e do mapa sonoro.

Thiago Sobral atua profissionalmente como técnico de som, editor de som, compositor de trilhas sonoras e mixador. É formado em cinema pela UFF. Foi premiado com o melhor desenho de som no Festival de Cinema do Vale de Ivinhema com o longa Torquato Neto: Todas as Horas do Fim (2017), de Eduardo Ades e Marcus Fernando. Com Yorimatã (2016), de Rafael Saar, recebeu o Prémio Delart pelo festival CineMúsica e também o de melhor documentário pelo In-Edit Brasil – 7º Festival Internacional do Documentário Musical. Crônicas da Demolição (2015), de Eduardo Ades, recebeu o prêmio de Melhor Edição de Imagem e Som pelo 15º Festival RECINE. Dentre outros projetos, se destacam: Claun, de Felipe Bragança, selecionado para o International Film Festival Rotterdam 2013 e Duelo Antes da Noite, de Alice Furtado, selecionado para o Festival de Cannes 2011. Trabalhou também pela Rob Filmes, estúdio de finalização de áudio para cinema, onde participou da restauração de dois longas-metragens da Cinédia: Rico Ri à Toa, de Roberto Farias, e Estou Aí, de Cajado Filho.

 

 

OFICINA DE FICÇÃO SERIADA

Com Alice Marcone

Data: 9, 10 e 11 de dezembro, das 14h às 18h – Online

Vagas: 28

Durante os três encontros, as aulas serão divididas em 2h de apresentação teórica, 1h30 de atividade prática, 30min de compartilhamento e discussão geral após a atividade. As atividades serão feitas em grupo.

Apresentar e colocar em prática conceitos fundamentais para o desenvolvimento de uma série. No primeiro encontro serão apresentados os conceitos de premissa, logline, tema, universo, gênero, tom. Depois da apresentação teórica sobre esses conceitos, os alunos, divididos em grupos de 4 pessoas, deverão desenvolver diferentes ideias de séries, usando os conceitos apresentados e partindo de uma mesma história como inspiração (extraída de alguma notícia de jornal). Partindo de conceitos fundamentais para a construção da personagem, no segundo encontro os alunos, divididos nos mesmos grupos da aula anterior, irão desenvolver as fichas das personagens de suas séries. Finalmente, no terceiro encontro, depois da apresentação de diferentes designs narrativos, os alunos, ainda nos mesmos grupos das aulas anteriores, devem desenvolver o beat-sheet da primeira temporada de sua série.

Alice Marcone é roteirista, atriz e cantora-compositora. Roteirizou as séries “De Volta aos 15” da Netflix, “Noturnos” do Canal Brasil, “Manhãs de Setembro” da Amazon Prime Video, foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO e apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, do E! Entertainment. É professora da Roteiraria e foi consultora em duas edições do Cabíria Lab “Série de Ficção”. Foi vencedora da categoria “Roteirista do Ano” do 5º Prêmio Abra de Roteiro. É atriz protagonista dos curta-metragens “Bonde”, dirigido por Asaph Lucas, exibido no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand e vencedor de vários prêmios no Brasil; e “Chão de Fábrica”, dirigido por Nina Kopko e vencedor da Menção Honrosa na Mostra Competitiva do Festival Olhar de Cinema e exibido na Mostra Competitiva no Festival de Brasília. É atriz na série “De Volta aos 15” da Netflix. Como cantora-compositora, lançou “Pistoleira” e “Noite Quente“ e compôs trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor” para o Canal Brasil. Gradou-se em Psicologia na USP.

OFICINA “FAZENDO CINEMA COM O MÍNIMO”

Com Rodrigo Carneiro e Gustavo Vinagre

Data: de 7 a 10 de dezembro, das 14h às 17h – Online

Vagas: 20

Na oficina, Rodrigo e Gustavo apresentarão suas experiências em fazer cinema com pouco recurso, mas com resultados positivos de crítica e público em festivais. Eles irão discutir as questões que tangem desde a escolha dos personagens até a construção de uma linguagem única e criativa, mas que seja apropriada para o tamanho da produção. A ideia é justamente transformar as limitações em potencialidades de criação para o filme.

Os encontros serão divididos assim:

Rodrigo Carneiro e Gustavo Vinagre são sócios da produtora Carneiro Verde Filmes, que produziu 5 longas, sendo 4 deles sem recursos de editais. Rodrigo é licenciado em história pela Universidade Federal de Ouro Preto. Se formou em montagem no curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba – EICTV. Foi pesquisador convidado do departamento de cinema da Faculty of Fine Arts da Universidade de Concordia – Montreal. Editou diversos curtas e médias metragens premiados em vários festivais nacionais e internacionais.. Rodrigo é professor de montagem e trabalhou como produtor e produtor executivo durante 4 anos na Unidade Técnica do Prodav das Tvs Públicas – ANCINE. Dirigiu o longa-metragem “A rosa azul de Novalis”, selecionado a Berlinale.

Gustavo é formado em Letras na USP e em cinema, especializado em roteiro, na EICTV (Cuba). Escreveu e dirigiu 14 curtas-metragens e 6 longas, que acumulam mais de 100 prêmios nacionais e internacionais, e que já foram, em duas ocasiões, pauta da revista francesa Cahiers du Cinéma. Dirigiu os longas, “Lembro mais dos corvos” (Melhor Filme no Cinema du reel), “A Rosa azul de Novalis” (Festival de Berlim 2019), “Vil, má” (festival de Berlim 2020), “Deus tem aids” (Melhor Filme no Queer Porto; IDFA). Atualmente, finaliza o longa de ficção “Três tigres tristes”.