Oficinas

Em sua 15ª edição, o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades oferecerá gratuitamente oficinas de Edição, Documentário e “A Luz no Cinema”. Além disso, uma oficina destinada a jovens trabalhará aspectos teóricos e práticos da linguagem cinematográfica com este público que está em formação. As oficinas acontecerão na Casa de Cultura (Av. Rio Branco, nº 3.372) e são destinadas a estudantes e profissionais da área de comunicação, cinema e artes, amantes da sétima arte ou pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre esta área.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Oficina de Documentário, com Leo Ayres

Vagas: 18
De Quinta, 01 dez a Sábado, 3 dez – 9h-13h
Local: Casa de Cultura da UFJF

Oficina prático-teórica que proporciona aos alunos uma introdução ao Documentário em suas diferentes vertentes e linguagens e às ferramentas para a construção narrativa e estética de documentários.

Leo Ayres é graduado em Jornalismo, Mestre em Artes pela UFMG e especialista em Direção de Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Trabalhou como assistente de direção e na equipe de produção de diversos programas de televisão, documentários, curtas e longas metragens. Como diretor, realizou os premiados curtas-metragens “A Entrega”, “O Milagre do Bar”, “Bar da Estação” e “Los Blanco”, além do documentário em longa-metragem “Cidade Dual”. Em 2011, Leo Ayres foi Diretor de Fomento à Produção Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. A partir de 2012, passou a atuar como professor de pós-graduação e coordenou o curso de “Documentário” na UNA. Atualmente, é sócio da produtora Tempero Filmes, de Belo Horizonte.

Oficina: A luz no cinema – teoria e prática, com Tiago Scorza

Vagas: 20
De terça, 29 nov a quinta, 1 dez – 9h às 13h
Local: Casa de Cultura da UFJF

De onde vem a fonte de luz que ilumina a cena? Qual a sua natureza, intensidade, direção e temperatura de cor? Partindo destes questionamentos, trabalhar o conceito de luz em cinema, exemplificando com imagens e trechos de filmes.
Abordar as funções de um diretor de fotografia em uma produção, desde a preparação até a finalização e sua relação com a equipe. Descrever brevemente os equipamentos de iluminação e câmera, ilustrando com fotos. Realizar aula prática dividida em três momentos: 1. demonstração dos conceitos teóricos na prática; 2. iluminação de um mesmo cenário interno simulando três situações diferentes de luz, como manhã de sol, dia nublado e noite; 3. filmagem em externa dia, demonstrando as especificidades da situação.

Tiago Scorza, formado em Cinema pela UFF, atua como diretor, diretor de fotografia e câmera. Dirigiu vários curtas, com destaque para O Som da Luz do Trovão (2005) e Com os Pés na Cabeça (2012). Em 2016, lançou seu primeiro documentário longa metragem, O Gigantesco Ímã. Como fotógrafo e câmera, realizou, entre outros, o longa Copa 181 (2016), o especial para tv Manual Prático da Melhor Idade (2014), os premiados curtas O nome do dia (2014) e Hooji (2012), todos de ficção, e os docs de longa duração Vidas Extraordinárias (2016) e L.A.P.A. (2008).

Oficina de Edição, com Rodrigo Caneiro

20 vagas
De 29 nov a quinta, 1 dez, 9h às 13h
Local: Casa de Cultura da UFJF

Apresentar a interface do programa de edição Final Cut Pro e como funciona o workflow em um filme. Trabalhar os conceitos básicos da montagem á partir de aulas práticas e teóricas. Dia 1: Introdução ao Final Cut Pro. Como criar um projeto. Quais são as ferramentas e atalhos. Quais os tipos de codecs. Organização do material. Exportação. Exercício Prático Dia 2. Conceitos básicos sobre a edição. Estrutura, narrativa, personagem, emoção. Visualização de exemplos Dia 3. Edição de uma cena para trabalhar os conceitos e ferramentas apresentados

Rodrigo Carneiro é Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Estudou Desenho na Fundação de Artes de Ouro Preto. Se especializou em Montagem Cinematográfica na Escuela Internacional de cine y Televisión de San Antonio de los Baños – EICTV/CUBA. Foi pesquisador convidado do departamento de Cinema da Faculty of Fine Arts da Concordia University – Montreal. Editou diversos curtas e media-metragens nacionais e internacionais premiados em vários festivais. Editou também o longa metragem “O Signo das Tetas” de Frederico Machado e “Nova Dubai” de Gustavo Vinagre. Fez assistência de direção e som na série de documentário “Ser um Ser Humano” e do longa “Sobre Viver”. Dirigiu o curta “Microsievertes”, o média “Copyleft”, o documentário “Marília” e o vídeo arte “Novíssimo Testamento”. Atualmente trabalha como Produtor Executivo do Prodav Tvs Públicas – ANCINE/FSA.

Em caso de dúvidas, entre em contato com:
nilsonassuncaoalvarenga@gmail.com