Júri

Júri Competitiva Mercocidades

Anne Fryszman

annefryzman
Nascida na França em 1972 e formada em História, mora em São Paulo desde 2001, onde coordena a seleção e o programa internacional do Festival internacional de Curtas metragens de São Paulo. Como tal, fez parte de júris de vários festivais do Brasil e no exterior. Atua também como tradutora, curadora e consultora em outros festivais e pequenas mostras.

Jonas Costa

jonascosta
É formado no curso de Realização Audiovisual da UNISINOS São Leopoldo (RS) em 2016, foi produtor e co-roteirista do documentário “Se Essa Lua Fosse Minha” (2013) que ganhou o prêmio de melhor curta-metragem na mostra nacional de gramado, também sendo premiado no Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo e exibido no Festival de Rotterdam. Diretor do filme “Bruxa de Fábrica” (2015), premiado na mostra gaúcha de gramado por melhor atriz, ganhador da melhor direção na edição do Primeiro Plano passado e contemplado com o premio de contribuição artística no FBCU. Além de diretor, atua como montador e colorista.

Karla Holanda

karlaholanda
Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, do Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutora em comunicação, pela UFF, e mestre em multimeios, pela Unicamp. É também cineasta, tendo realizado, dentre outros filmes, “Kátia” (2012).

Júri Prêmio Luzes da Cidade

Camilla Shinoda

camillashinoda
É jornalista (desde 2008) e cineasta (desde 2013). “Não é pressa, é saudade” é o seu primeiro curta-metragem profissional. Antes disso, realizou a pesquisa, colaborou no roteiro e fez assistência de direção no curta “Crônicas de uma Cidade Inventada” (2014), de Luísa Caetano, premiado como Melhor Filme em festivais como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a Mostra Brasília e o Festival Curta Brasília. Foi assistente de produção nos videoclipes “Veneno de Cobra” (2014), da cantora Emília Monteiro; e “Pequeno dicionário das ruas” (2013), da banda brasiliense Sexy Fi.

Elena Sassi


Estuda realização audiovisual na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atuou como diretora de arte em diversos curta-metragens, como “Gaiola” (2015), “Fôlego” (2015) e “Violeta e a Arma” (2015). Também trabalha como produtora, assistente de direção e roterista. O filme “As Três” (2016) é seu primeiro trabalho como diretora de ficção.

Erick Martorelli


Diretor e produtor, cursou a Academia Internacional de Cinema (São Paulo) e trabalhou como Assistente de Direção em diversos curtas como “Cerol” (42o Festival de Brasília), “Quinteto de Cordas a Cultura Inglesa”, “Velar” (Mostra Brasil do 23o Festival Internacional de Curtas Kinoforum) e “O Corpo Nu” de Diego Carvalho Sá (vencedor de Melhor Filme de Júri Popular no festival Sercine e 2016). “Cão da Estrada” é o seu primeiro curta-metragem como Diretor.

Júri jovem

Júlia Gama


É estudante de Artes e Design, 20 primaveras vividas nesse mundão. Ainda acho que o cinema é uma excelente ferramenta para mudar o mundo.

Larissa Portela


Cresceu acompanhando os filmes que o pai assistia, e acabou se apaixonando pelo universo do audiovisual. “Paralelos” é seu primeiro curta, produzido durante a faculdade de jornalismo.

Madalena Costa

madalenacosta
Tem 19 anos, é estudante do 4º período de Jornalismo na Faculdade de Comunicação da UFJF e bolsista do programa de Educação Tutorial (PET) desde 2015. Assistir filmes deixou de ser apenas um hobby e virou objeto de estudo quando começou a participar de grupos de pesquisa relacionados a cinema de fluxo e estética.

Júri Incentivo Primeiro Plano

Ana Lúcia Pitta


Estudou Comunicação Social e é mestranda em Artes, Cultura e Linguagens, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha como roteirista e produtora de vídeos no Centro de Políticas Públicas Avaliação da Educação – Caed. Em 2015, foi co-diretora e co-roteirista do curta-metragem Véspera, que estreou no Primeiro Plano recebendo os prêmios de melhor curta pelo voto de público e melhor curta pelo júri especializado. Além disso, também em 2015, atuou como produtora no curta documental Marlene – histórias de um forró, vencedor nas categorias voto de público e Incentivo Primeiro Plano.

Rafael Ski


Bacharel em Artes e Design pela UFJF, desde 2010 se divide entre o cinema e as artes visuais. Como artista visual trabalha com instalações interativas e se apresentou em exibições individuais, residências artísticas e festivais de arte digital em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Madrid [Espanha], Birmingham [Reino Unido], Tehran [Iran]. No cinema atua como editor e montador de curtas e longas, como “Ministrinho voou” e “Família Muniz” de Marcos Pimentel, foi assistente de arte do longa “O Menino no Espelho”, vencedor do prêmio de melhor direção de arte no Festival de cinema da Lapa. Fez os letreiros e animações de arquivo para o curta metragem “Araca” de Aleques Eiterer e, como motion designer, é o responsável pelas vinhetas de abertura do festival Primeiro Plano desde 2008.

Rosane Preciosa

rosanepreciosa
É escritora e professora do Instituto de Artes e Design da UFJF.