Filme de Guilherme Fiúza Zenha abre a programação do Primeiro Plano 2014

release_meninoespelho
O longa-metragem “O menino no espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha, é o longa-metragem de abertura da 13º edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que começa na próxima segunda-feira, dia 15. Filmado em Cataguases – MG, o filme é baseado na obra homônima do escritor mineiro Fernando Sabinoe conta a história de Fernando (Lino Facioli), um menino extremamente criativo. Cansado de realizar as atividades corriqueiras e chatas de seudia, o jovem nutre o sonho de criar um sósia, que ficasse responsável por estas tarefas para ele se divertir à vontade. É exatamente isto o que acontece quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida com a alcunha deOdnanref, seu nome ao contrário. Os atores Mateus Solano e Regiane Alves completam o elenco, interpretando os pais do protagonista.

No mesmo dia será exibido o curta-metragem juiz-forano “Em tempos de peste, é proibido escarrar nos gatos”, dirigido por Cláudia Rangel e João Mateus Cunha, que venceram o Prêmio Incentivo Primeiro em 2013. Esta premiação concede verba de R$ 7 mil ao vencedor para a realização de uma nova produção e beneficia apenas os participantes universitários.

“O prêmio Incentivo foi uma grande oportunidade de realizar uma produção com recursos financeiros, que nos propiciou um salto de qualidade técnica e a chance de trabalhar com profissionais da área. O incentivo permitiu uma vivência aprofundada no audiovisual e nos deu uma boa base para o desenvolvimento de outros trabalhos”, ressalta João Mateus.
A exibição dos filmes acontece durante a cerimônia de abertura do Primeiro Plano 2014, que este ano volta a ser realizada no Cinearte Palace (Rua Halfeld, 581 – Centro), a partir das 20h.

release_temposdepesteEM TEMPOS DE PESTE, É PROIBIDO ESCARRAR NOS GATOS
Juiz de Fora – MG, 2014, p&b, 2014, 15 min.
Em um período pós-guerras, onde a sociedade é totalmente controladapelo Estado, uma estranha doença se espalha pelo mundo. Os principais transmissores dessa enfermidade são os gatos domésticos. As relações dos moradores de uma pequena Vila, antes amistosas e cordiais, vão se tornando conflituosas à medida que o medo da peste vai tomando conta de suas vidas.

Direção: Cláudia Rangel e João Mateus Cunha Roteiro: Cláudia Rangel, João Mateus Cunha e Lucas Cavichioli Elenco: Sandra Emilia Costa e Eduardo Dascar Concepção Fotográfica: Gabriel Brisola da Cunha Concepção Sonora: Lucas Cavichioli, João Mateus Cunha e Cláudia Rangel Trilha Sonora: Chadas Ustuntas Produção: Mayla Martins  Arte: Lilian Medeiros

O MENINO NO ESPELHO
Brasil, Digital, cor, 2014, 78 min.
Quando seu reflexo no espelho ganha vida, Fernando acredita ter a solução de todos seus problemas. Mas isso é apenas o começo de uma nova aventura.
Direção:  Guilherme Fiúza Zenha Roteiro: Cristiano Abud, Guilherme Fiúza Zenha e André Carreira Elenco: Lino Facioli, Mateus Solano, Regiane Alves Ricardo Blat, Gisele Fróes, Laura Neiva, Giovanna Rispoli, Ravi Hood, Thales Jannotti João Henrique Pessoa, Bárbara Moreira, Léo Quintão, Tarcísio Vória Concepção Fotográfica: José Roberto Eliezer Concepção Sonora: Gustavo Campos, Simone Petrillo, José Moreau Louzeiro e Ney Fernandes Trilha Sonora: Vinícius Calvitti Montagem: João Flores e Alexandre Baxter Produção Executiva: André Carreira Produção: Edu Pereira Arte:  Oswaldo Lioi