Oficina

Oficina de Montagem / 15 vagas

Prof: Rodrigo Carneiro
Local: Casa de Cultura
Data: 18 a 20 de dezembro
Horário: Quinta e sexta: de 13h as 17h / Sábado: de 9h as 18h

Currículo
Rodrigo Carneiro é licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Estudou desenho na Fundação de Artes de Ouro Preto. Se especializou em montagem cinematográfica na  Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños – EICTV/CUBA. Foi pesquisador convidado do Departamento de Cinema da Faculty of Fine Arts da Concordia University – Montreal. Editou diversos curtas e médias metragens nacionais e internacionais, premiados em vários festivais. Editou também o longa metragem o “Signo das Tetas” de Frederico Machado e “Nova Dubai” de Gustavo Vinagre. Fez assistência de direção e som na série de documentário “Ser um ser humano” e do longa “Sobre Viver”. Dirigiu o curta “Microsieverts”, o média “Copyleft”, o documentário “Marília” e o videoarte “Novíssimo testamento”. Atualmente trabalha na Unidade Técnica do Sudeste e executa a linha de produção de conteúdos destinados as TVs públicas do Fundo Setorial do Audiovisual.

Ementa
Apresentar a interface do programa de edição Final Cut Pro e como funciona o workflow em um filme, com os seguintes tópicos: introdução ao software, como criar um projeto, quais são as ferramentas e atalhos, quais os tipos de codecs, organização do material e exportação. Trabalhar os conceitos básicos da montagem a partir de aulas práticas e teóricas, abordando os conceitos básicos sobre edição, estrutura narrativa, personagem e emoção, visualização de exemplos e edição de uma cena para trabalhar os conceitos e ferramentas apresentados na oficina.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

ATENÇÃO:
A oficina será realizada de acordo com a demanda dos inscritos que poderão optar pelo curso de Adobe Premiere ou Final Cut. O programa ministrado na oficina será definido pela escolha da maioria no momento da inscrição