Júri

Júri Mercocidades

Edison Cajas

Edison
Formado em Filosofia e Cinema, pela Universidade do Chile, com especialização em Direção pela Escola de Cinema Internacional de San Antonio de los Baños, em Cuba. Seus curtas de ficção Miércoles 8 / Martes 7 (2010) e Titanes (2011) ganharam inúmeros prêmios, reconhecimento e indicações em festivais, como o Prêmio Pedro Sienna, Clermont Ferrand, São Paulo, Valdivia, SANFIC, Marselha, Toronto, Havana, entre outros. A Valsa dos Inúteis é seu primeiro longa documental. Ele estreou no Festival de Mar del Plata e ganhou o prêmio SICA, FEISAL e a Menção Especial do Júri no Festival de Cinema de Valdivia. Atualmente trabalha em seu primeiro longa de ficção.

Gabriela Borges

Gabriela
Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa na Universidade Autónoma de Barcelona e na University of Dublin Trinity College. Realizou pós-doutoramento sobre a televisão pública de qualidade no CIAC da Universidade do Algarve em Portugal, onde atuou como pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Comunicação Cultura e Artes e do Doutorado em Media Arte Digital. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora e atua como professora permanente no PPGCOM.

Samir Hauaji

juri_samir
É ator desde 1990 e diretor de cinema, tv e teatro.

 

Júri Incentivo Primeiro Plano

Gleice Lisboa

Gleice
É jornalista e especialista em Arte, Cultura Visual pela UFJF.É professora de fotografia no Cesjf e foi professora substituta de Artes na UFJF. Premiada em 2 concursos nacionais de fotografia – Airton Senna e Wladimir Herzog.

Mayla Martins

Mayla
Formada em Jornalismo e Produção Audiovisual e Pós Graduada em TV, Cinema e Mídias Digitais pela UFJF. Participou de vários curtas locais, entre eles Ibitipoca Fé e Cura, ganhador do Incentivo Primeiro Plano 2008, Viagem Real, ganhador do Juri Popular e Incentivo Primeiro Plano 2012. No ano seguinte assinou a direção de produção do curta Charles Dimileto, que abriu o festival Primeiro Plano de 2013. Trabalhou nos longas Semana Santa, de Leonardo Amaral e Samuel Marotta e Estive em Lisboa e Lembrei de Você, do Diretor português José Barahona. Assina a produção do curta Em Tempos de Peste, É Proibido Escarrar no Gatos, curta que abre a programação do festival esse ano.

Tarcísio Pinto

tarcisio
É Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Filosofia pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Filosofia pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF).Professor da área de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde ministra, dentre outras, a disciplina de Filosofia, Cinema e Educação, junto com outros dois colegas. Foi coordenador de oficinas Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, Luzes da Cidade, 2006-2010.É membro do Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais Luzes da Cidade desde sua fundação em 1993 e coordenador geral do grupo de 1996 a 2012.

 

Júri Jovem

Danilo Pereira da Silva


Atualmente, cursando Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, estando no quarto período da graduação. Bolsista de iniciação científica do projeto “Parlamentares federais com domicílio eleitoral em Juiz de Fora e mecanismos de identificação política – a questão da visibilidade midiática”, sob orientação do professor Paulo Roberto Figueira Leal. Recentemente, tendo publicado um artigo intitulado “Candidatos midiáticos: um estudo de caso sobre os três deputados federais mais lembrados em São Paulo” no congresso POLITICOM, realizado na USP.

Rafael Guimarães Chaves


Tem 24 anos, nascido em Juiz de Fora, MG. Graduando de Publicidade & Propaganda pelo CES/JF, sempre demonstrou um apreço pelo mundo audiovisual, e, quando se deu conta de que poderia trabalhar na área, resolveu se dedicar e mergulhar de cabeça. Entusiasta da fotografia, já atuou como Assistente de Fotografia e Operador de Câmera em projetos com incentivo da Lei Murilo Mendes e em filmes publicitários de caráter local e nacional. Também assumiu a Direção e a Direção de Fotografia de videoclipes, projetos acadêmicos e pessoais.

Tamiris Soldati


Natural de Juiz de Fora, estudante do curso de Artes e Design da UFJF. Cinéfila desde a adolescência e apaixonada por cinema brasileiro. Desenvolve uma pesquisa dentro do Cinema Marginal do final dos anos 60 e início dos 70.