Suspense, drama, comédia e animação na programação das mostras competitivas

O Programa 3 das Mostras Competitivas Regional e Mercocidades movimentaram o Cinearte Palace na tarde de hoje. O público pôde assistir a filmes de suspense, drama, comédia e animação nas sessões que aconteceram às 17h e às 19h, respectivamente. Alguns dos realizadores marcaram presença para acompanhar a exibição e contar um pouquinho sobre o processo de produção.

 

programa 3 regional

O diretor David Azevedo e o elenco infantil de “Sansão”. Ao lado, a roteirista Fabiana Panini, de “Valentina”.

Mostra Competitiva Regional

Leandro Mockdece, diretor de “Mineiro Nato”, contou que o filme foi feito em parceria com o MC Oldi, um dos mais atuantes articuladores do movimento hip hop em Juiz de Fora. O filme também mostra o cenário cultural de algumas outras cidades mineiras, como Uberlândia, Belo Horizonte e Muriaé.

Entre os filmes exibidos nessa mostra, dois são produto do meio acadêmico e foram elaborados para a conclusão do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora: “Frisium”, de Caroline Marino e Caroline Frizeiro, e “Ponteiros”, de Miriam Azevedo

Com duração de oito minutos, o curta “Valentina”, de Carolina Gouveia, conta a história de uma mulher obcecada por romances policiais, que se transforma em autora de diversos crimes como uma forma de se ver inserida no universo de seus filmes preferidos.

O suspense “Você não precisa ser resgatada”, de Marcus Leoni, fala sobre uma mulher com uma curiosa profissão: terminar o relacionamento por outras pessoas. Um destes casos dá errado e ela acaba sendo jurada de morte.

A equipe de “Sansão” compareceu em peso à exibição. Durante sua fala, o diretor David Azevedo destacou a importância das leis de incentivo para aqueles que iniciam sua atuação no campo audiovisual. “Agradeço muito à Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa, que, por meio da Lei Murilo Mendes, possibilitou a realização de Sansão e tantos outros filmes produzidos em nossa cidade”, acrescentou.

Completando o Programa, o curta “Paranoia”, de Daniella Guedes, passa por todas as etapas de uma crise, possibilitando ao espectador experimentar a calma, a ansiedade e a agonia do processo.

 

Antes da exibição, os realizadores fazem uma breve apresentação de seus filmes para o público.

Antes da exibição, os realizadores fazem uma breve apresentação de seus filmes para o público.

Mostra Competitiva Mercocidades

O diretor argentino, Cristian Gómez, marcou presença no Festival para divulgar o seu curta “Ao final da noite” (Al final de la noche). “Em um primeiro momento, a película parece causar estranheza, mas acaba despertando sentimentos relevantes no espectador”, revela ele.

“Trabalhar com animação é dar vida para coisa que, pelo menos teoricamente, são inanimadas e foi isso o que “Guida” me permitiu fazer”, foi assim que a diretora Rosana Urbes apresentou o seu curta para o público. Ela aproveitou a oportunidade para parabenizar o Festival Primeiro Plano por abrir espaço e apostar em diretores iniciantes.

Diogo Lisboa, fotógrafo de “2132 KM”, e o ator Alexandre Cioletti, estiveram presentes representando o curta, que foi exibido pela primeira vez em uma sessão de cinema. O filme é um road movie sobre dois amigos em uma viagem que os levará de volta pra casa, levando consigo o corpo de um outro amigo para ser devidamente enterrado.

Com sete minutos de duração, “Obelisco”, dirigido por Cauê Dias Baptista, é um filme intenso. “O curta vai além da característica de ser pessoal, meu filme é fundamentalmente íntimo”, explica ele.

Além destes filmes, “Na realidade, de Rodrigo Bitti, e “Depois” (Después), de Valéria Perez Delgado, também integraram a Mostra Competitiva Mercocidades.

Amanhã, às 14h, os realizadores dos filmes exibidos no Programa 3 das mostras se reúnem para um debate sobre o processo de produção audiovisual. O encontro acontece no Anfiteatro João Carriço (Funalfa – Av. Barão do Rio Branco, 2.234) e é aberto ao público.