Oficinas

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO

Com Renan Barbosa Brandão

Data: 21/11 14h às 18h e 22/11 e 23/11 9h às 13h

Vagas: 15

Local: Escola de Artes Pró-Música UFJF

Ementa

Aula 01

21/11 – 14h as 18h (Segunda-Feira)

O que é um assistente de direção? Introdução ao Departamento de Assistência de Direção e funções específicas do 1º Ass Direção /2º Ass Direção /3º Ass Direção /Estagiário. Principais documentos para uma produção e suas relações com a Assistência de Direção e introdução a Análise Técnica.
Filme em aula: “Noite Americana”, Cenas de Making Ofs com Assistentes de direção no Set e curta “Camera” de David Cronemberg.

Aula 02

22/11 – 09h30 as 13h30 (Terça-Feira)

Principais documentos do departamento: O que é a Análise Técnica? qual sua função em uma produção e como é feita.

Aula 03

23/11 – 09h30 as 13h30 (Quarta-Feira)

Principais documentos do departamento: O que é um Plano de Filmagem ? qual sua função em uma produção e como é feito

Renan Barbosa Brandão é sócio fundador da produtora Baraúna. Realizou 5 curtas-metragens, com mais de 180 seleções em festivais e 50 prêmios, como o de melhor direção no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e 3 kikitos no 50º Festival de Cinema de Gramado. Diretor Assistente no longa “A Morte Habita a Noite” (Selecionado para 49º Festival de Rotterdam) Assistente de direção em mais de 30 filmes, entre eles Tropa de Elite II (José Padilha – 2009) “Big Jato” (Cláudio Assis – 2015) “Rio da Dúvida”(Joel Pizzini), fazendo assistência de direção em séries como Preamar (HBO) e Reality Z (Netflix) além de programas de tv como “Que História é Essa Pochat?”, “A Vila” e “Tempero de Família”. Desenvolve seu primeiro longa-metragem, vencedor do Núcleos Criativos FSA 2018.

 

CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE SOM PARA DIÁLOGOS 

Com André Medeiros

Data: 22/11 a 24/11, de 9h às 13h

Vagas: 15

Local: Escola de Artes Pró-Música UFJF

Ementa

A oficina terá 3 encontros de cerca de 4 horas e será voltada para pessoas com qualquer nível de experiência em audiovisual, especialmente iniciantes, com interesse em conhecer alguns procedimentos específicos da captação e edição de cenas de diálogo em cinema de ficção.

No primeiro encontro faremos uma roda de conversa sobre cinema, áudio e o objetivo da oficina. Serão apresentadas algumas cenas e material em vídeo para gerar discussão.

No segundo dia será gravada uma cena de diálogo entre dois atores (voluntários entre os inscritos ou convidados previamente), na qual os participantes da oficina vão operar o equipamento de som. Esta cena simples será montada depois da aula para que, no terceiro dia, o áudio seja tratado pelo instrutor com acompanhamento dos participantes.

O objetivo não é esgotar o assunto ou treinar os participantes profissionalmente, mas fornecer um contato direto com o tema, tanto em análise teórica quanto no fazer prático.

André Medeiros, 33 anos, natural de Juiz de Fora. Estudou Artes na UFJF e há 10 anos trabalha com áudio em filmes, comerciais e música.

FAZENDO VÍDEOS NO MEU TELEFONE

Com Rodrigo Carneiro

Data:  22/11 a 24/11, de 9h às 13h

Vagas: 15

Local: Escola de Artes Pró-Música UFJF

Ementa

O objetivo da oficina é apresentar o telefone celular como ferramenta de captação de imagens e edição de vídeo, mostrando que somente usando o celular podemos produzir um vídeo com toda a qualidade necessária. Na oficina iremos aprender a editar utilizando o software livre “iMovie”, cujo mesmos princípios podem ser explorados em outros aplicativos. O objetivo é que os alunos gravem e editem seus próprios vídeos durante a oficina, que é totalmente focada na prática. Além da parte prática os alunos também terão toda uma orientação sobre a narrativa que estão construindo na produção de seus conteúdos.

Rodrigo Carneiro é Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto.. Estudou Edição na Escuela Internacional de cine y Televisión de San Antonio de los Baños – EICTV/CUBA. Foi pesquisador convidado do departamento de Cinema da Faculty of Fine Arts da Concordia University – Montreal. Editou diversos curtas e longas-metragem premiados em diversos festivais.

OBS: é importante que os alunos possuam memória em seu telefone para poderem gravar material e editar.

ESCRITA PARA SÉRIES DE FICÇÃO

Com Alice Marcone

Data: 24/11 a 26/11, de 9h às 13h

Vagas: 28

Local: Escola de Artes Pró-Música UFJF

Ementa

Método: Durante os três encontros, as aulas serão divididas em 2h de apresentação teórica, 1h30 de atividade prática, 30min de compartilhamento e discussão geral após a atividade. As atividades serão feitas em grupos de 4 alunos.

Objetivo: Apresentar e colocar em prática conceitos fundamentais para o desenvolvimento de uma série de ficção.

AULA 1: Estrutura Narrativa
Partindo de conceitos fundamentais sobre campos narrativos e de diferentes tipos de séries contemporâneas, iremos provocar os alunos nos primeiros passos e decisões conceituais para a estruturação de uma série. Depois da exposição, os alunos serão instigados a começar a desenvolver um projeto de série a partir de notícias de jornal, em grupos de 4 alunos.

AULA 2: Personagens
Partindo de conceitos fundamentais para a construção da personagem, os alunos, divididos nos mesmos grupos da aula anterior irão desenvolver as fichas das personagens de suas séries, focando nos protagonistas.

AULA 3: Logline, tema, universo, gênero, tom, público-alvo
Serão apresentados conceitos chave para a elaboração de uma bíblia de venda. Depois da apresentação teórica sobre esses conceitos, os alunos deverão seguir desenvolvendo seus projetos de séries.

Alice Marcone é roteirista, atriz e cantora-compositora. Roteirizou as séries “De Volta aos 15” da Netflix, “Noturnos” do Canal Brasil, “Manhãs de Setembro” da Amazon Prime Video, foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO e apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, do E! Entertainment. É professora da Roteiraria e foi consultora em duas edições do Cabíria Lab “Série de Ficção”. Foi vencedora da categoria “Roteirista do Ano” do 5º Prêmio Abra de Roteiro. É atriz protagonista dos curta-metragens “Bonde”, dirigido por Asaph Lucas, exibido no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand e vencedor de vários prêmios no Brasil; e “Chão de Fábrica”, dirigido por Nina Kopko e vencedor da Menção Honrosa na Mostra Competitiva do Festival Olhar de Cinema e exibido na Mostra Competitiva no Festival de Brasília. É atriz na série “De Volta aos 15” da Netflix. Como cantora-compositora, lançou “Pistoleira” e “Noite Quente“ e compôs trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor” para o Canal Brasil. Gradou-se em Psicologia na USP.

PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL COM CELULAR PARA JOVENS

Com Camila Martinez e Cássio Santtos

Data: De 22 a 25 novembro

Vagas: (oficina voltada para alunos e alunas da Escola)

Local: Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek

Ementa

A oficina Produção de Audiovisual com Celular para com jovens e alunos da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, com idade de 14 a 18 anos, e o único equipamento solicitado é um celular com câmera. Serão disponibilizadas 15 vagas. “Nossas atividades são desenvolvidas através de um programa pedagógico que desperta o protagonismo juvenil e estimula a transformação social e pessoal através das dinâmicas de sensibilizações, escolha do tema abordado ensinando assim a desenvolver filmes com temáticas sociais e do universo juvenil. Os celulares democratizaram a produção de cinema. Agora, chegou a sua vez de produzir um curta metragem usando nada mais que seu celular e a sua criatividade”, convidam Camila Martinez e Cassio Santos.
A oficina é dividida em três etapas, Na primeira delas, os participantes terão as noções básicas de técnicas, a segunda parte é voltada para a elaboração de um roteiro/argumento, a terceira parte gravação do curta metragem. Os curtas durante a oficina serão entregues aos ministrantes, que farão uma edição final e apontamentos sobre o produto final, que pode ser posteriormente exibido em Mostras ou disponibilizado virtualmente.

Camila Martinez é mestre em Comunicação. Especialista em Cinema e Fotografia e Criação em Multimeios de linguagens.Graduada em Fotografia, Artes Cênicas e letras. Atualmente é docente na Universidade Paulista e atuou como produtora nas Oficinas Querô, onde fez diversos documentários, filmes ficcionais, vídeoclipe e curadoria. Fez parte da diversas curadoria de festival de cinema de diversas cidades. Como fotógrafa participou de exposições, palestras e congressos Nacionais e Internacionais produzindo assim artigos científicos. Atua como diretora de fotografia e sua apurada fotografia cinematográfica tem a marca inconfundível na Baixada Santista, levando esta marca para as produções de Documentários e curta- metragens premiados.

Cássio Santtos, 33 anos. Capacitado no projeto Oficinas Querô em 2007, participou em mais de 30 curtas metragens em funções como: fotografia, edição, direção e som direto. Com o curta Carregadores do Monte foi selecionado para o 41º Festival de Gramado e premiado com um prêmio especial do Juri. Além disso, trabalhou com produção de locação no longa metragem “De Menor”, de Tata Amaral e no Sócrates primeiro longa do Instituto Querô. Na TV, trabalhou em programa como assistente de palco e em produção de piloto de série. Atualmente, como Arte Educador com mini oficinas de audiovisual em escolas públicas da baixada Santista em Campinas no projeto COM.VC. e em festivais de cinema do Brasil.

 

OFICINA DE NARRAÇÃO – ACESSIBILIZAÇÃO DE FILMES PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Com Patrícia Almeida

Data: 23/11 e 24/11, de 8h às 11h

Vagas: 12

Local : CAEE  – Oeste Sudeste (Centro de Atendimento de Educação Especializada) e Estúdio Poty

Ementa

Público alvo: audiodescritores, locutores, atores, produtores, diretores e estudantes de cinema. Vagas: 12
Ementa: Recursos de acessibilidade comunicacional para inclusão de pessoas com deficiência visual em projetos audiovisuais; a importância da voz; o que é audiodescrição; a narração e a leitura de legendas – voice over. Percepção e técnicas vocais básicas, gravação e edição de vozes. Terá exibição do curta Sob a sombra da palmeira, de Tomyo Ito, com audiodescrição.
Facilitadora: Patrícia Almeida. Mestranda em Cinema e Audiovisual – Programa de Pós- Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Audiodescrição pelo NGime; Pós-graduada em Arte, Cultura e Educação – Instituto de Artes e Design e Bacharel em Rádio e TV – Faculdade de Comunicação.
• Primeiro encontro: Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE Oeste /
Sudeste – Rua da Bahia, 150, Poço Rico;
• Endereço do Estúdio Poty: Rua Áurea de Medeiros 36 – Santos Anjos.

Patrícia Almeida. Mestranda em Cinema e Audiovisual – Programa de Pós- Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Audiodescrição pelo NGime; Pós-graduada em Arte, Cultura e Educação – Instituto de Artes e Design e Bacharel em Rádio e TV – Faculdade de Comunicação.
Consultores colaboradores: Girleia Jardim, Jairo Jardim e Fludualdo de Paula.

 

LABORATÓRIO DE ROTEIROS
Com Danddara, Fidelys Fraga e Dani Reule

Data: De 22 a 25 novembro

Local : CCBM

Ementa

Dia 1 (22/11 – Terça-feira)
10h: apresentação dos projetos: 5 minutos para cada participante se apresentar e apresentar seu projeto oralmente, sem utilização de mídias.
13h-17h: consultoria com um grupo de 4 pessoas (4 horas)

Dia 2 (23/11 – quarta)
9h às 13h: em revezamento em relação ao primeiro dia, consultoria com um segundo grupo de 4 pessoas (4 horas)

Dia 3 (24/11 – quinta)
9h-13h: em revezamento, consultoria com um terceiro grupo de 4 pessoas (4 horas)

Dia 4 (25/11 – sexta):
10h: Pitching final: 5 minutos para cada participante reapresentar seu projeto oralmente e/ ou com mídias + 2 minutos para considerações, se for o caso.

Cerimônia de Encerramento
(26/11 – sábado 20h)
Anúncio do roteiro premiado

Danddara é cineasta, escritora e performer, nascida e criada no universo cultural do Samba carioca. Premiada no Brasil e nos EUA, iniciou a carreira em 1985 no Teatro Musical. Frequentou a UFRJ (História) e a New School em NY (Wirting in English). Mas seu desenvolvimento profissional se deu no livre aprendizado com Mestres de diferentes disciplinas, tais como Maria Helena Bezzi (canto lírico), Ivan Cavalcanti Proença (oficina literária), Glória Perez (teledramaturgia), Debbie Allen (sitcom script), Pedro Paulo Lomba (culturas florestais) e Luiz Carlos Saldanha (cinema digital). Seu filme de estreia, Gurufim na Mangueira (2000) insere a mulher negra como sujeito da cinematografia nacional. Revelada como primeira mulher negra cineasta do Brasil pelo HBO short Film Award. Vive em Campinas (SP) desde 2015, onde intensifica produção em artes visuais, com foto performances e videopoemas.

Dani Reule é roteirista, jornalista, mestra em Comunicação e Informação e certificada pelo Professional Program in Writing for Television da UCLA. É professora de roteiro no Instituto Infnet e na ABC Cursos de Cinema e ministrou no curso de cinema da Estácio de Sá, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na pós-graduação em Roteiro da FACHA, além de ter seu próprio curso de criação de série. Escreveu a série ‘Baile de Máscaras’ (AXN/ Globoplay), o longa ‘Na Batalha’ (roteiro finalista do FRAPA 2017) e foi colaboradora do autor Marcílio Moraes na série ‘Pigmaleão do Brejo’ (Rede Record). Teve curtas de sua autoria apresentados em festivais nacionais e é criadora de duas séries em negociação. É consultora permanente do Festival ROTA, foi palestrante no Serie_Lab, no VFX-Rio, consultora e palestrante na Semana do Audiovisual Primeiro Plano e no Rio WebFest.

Fidelys Fraga é roteirista e dramaturgo, mestrando em cinema pela Universidade Federal Fluminense. Em 2021 desenvolveu e produziu a série DESCONSTRUÍDA já nas plataformas Now, Looke e Vivo Play. Escreveu a série de ficção BAILE DE MÁSCARAS (Canal AXN) e as séries doc RODA DE CHORO (Canal Curta!) e FRONTEIRAS FLUIDAS (TV Brasil e Canal Curta!) . Foi roteirista chefe de desenvolvimento da série AREMBEPE (GIROS FILMES) ainda inédita. É roteirista de diversos curtas, entre eles FUTUROS AMANTES, premiado em Festivais, entre eles o Cinefantasy 2022 e adquirido pelo Canal Futura para exibição em 2023. É consultor do Laboratório do FESTIVAL ROTA desde sua primeira edição. Atualmente também é professor de roteiro do Polo Educacional SESC-RJ.