Júri

Juri Mercocidades

Júri que define os premiados em diversas categorias técnicas.
Os filmes da Mostra Mercocidades concorrem aos prêmios nas categorias Melhor Filme, Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Concepção Sonora, Montagem, Direção de Arte, Trilha Musical, Interpretação, Primeiro Plano e Melhor Curta pelo Júri Popular.

Danddara
Cineasta, escritora e performer, nascida e criada no universo cultural do Samba carioca. Premiada no Brasil e nos EUA, iniciou a carreira em 1985 no Teatro Musical. Frequentou a UFRJ (História) e a New School em NY (Wirting in English). Mas seu desenvolvimento profissional se deu no livre aprendizado com Mestres de diferentes disciplinas, tais como Maria Helena Bezzi (canto lírico), Ivan Cavalcanti Proença (oficina literária), Glória Perez (teledramaturgia), Debbie Allen (sitcom script), Pedro Paulo Lomba (culturas florestais) e Luiz Carlos Saldanha (cinema digital). Seu filme de estreia, Gurufim na Mangueira (2000) insere a mulher negra como sujeito da cinematografia nacional. Revelada como primeira mulher negra cineasta do Brasil pelo HBO short Film Award. Vive em Campinas (SP) desde 2015, onde intensifica produção em artes visuais, com foto performances e videopoemas.

 

 

Daniela Fernandes
Formada em Comunicação Social/Produção Editorial com pós-graduação em Gestão Cultural. É sócia das empresas Le Petit e Frutilla Filmes. É Diretora das Mostras de Cinema: Curta Circuito – Mostra de Cinema e Matula Film Festival – Cinema e Comida. Trabalha com audiovisual há quase duas décadas. Recebeu prêmios no Brasil e na Itália. Faz parte da banca de seleção dos candidatos à Escola de Cine y TV de San Antonio de Los Baños – Cuba, desde 2015. Fez parte da diretoria de importantes entidades do Cinema Brasileiro: ABD Nacional e Fórum dos Festivais.

 

 

 

 

 

Nanda Félix
Diretora, roteirista e terapeuta clínica. Natural do Rio de Janeiro, é formada em artes cênicas e tem uma extensa carreira no teatro como atriz e diretora. Lançou em 2017 seu livro Um País no Meio do Mar pela editora 7 Letras. Seu filme Rafameia estreou no International Film Festival Roterdam – IFFR em 2021 e circulou por festivais como Olhar de Cinema, Festival do Rio, New Holland Island International Debut Film Festival, Cine BH entre outros. Premiado como melhor curta metragem de ficção no 16° Trinidad + Tobago Film Festival e melhor roteiro e direção no Festival Primeiro Plano 2021 – Juiz de Fora. Em 2022 lança seu novo filme, por favor leiam para que eu descanse em paz que está em formato instalativo na 13ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre.

 

 

Júri Incentivo

O Júri Incentivo da Mostra Competitiva Regional do Primeiro Plano define qual dos filmes universitários será o vencedor do prêmio Incentivo Primeiro Plano, que destina uma verba para a realização de um novo curta.
A intenção desta categoria é fomentar a produção e o amadurecimento do audiovisual da cidade.

 

Carlos Pernisa Júnior
Professor titular da Faculdade de Comunicação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Comunicação pela ECO-UFRJ (2000) e mestre pela mesma instituição (1995) e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990). Membro fundador do Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais Luzes da Cidade.

 

 

Tomyo Ito
Doutor em Comunicação (2021) pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisa sobre a elaboração da memória no cinema de Rithy Panh. Mestre (2013) e graduado (2009) em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Cursou Direção Cinematográfica (2010) na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Juizforano, com ascendência japonesa e italiana, aproxima-se da cultura asiática em seus filmes mais autorais. Entre seus documentários se destacam Sob a sombra da palmeira (2020) e Poemas do Camboja (2020), ambos produzidos no Camboja, em parceria com o Coletivo de Escritores Khmers (Slap aka Khmer), e Missa 法事 (2012), que retrata um ritual budista de uma família de imigrantes japoneses no Brasil.

 

 

Marina Polidoro
Graduada em Cinema e Audiosvisual pela UFJF, onde no momento é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Arte, Cultura e Linguagens na linha de cinema e audiovisual. Pesquisadora de estudos de gênero, sua pesquisa se debruça a compreender as nuances entre representação e representatividade feminina no cinema hollywoodiano dos anos 2010. Hoje trabalha como editora de vídeos. Como realizadora fez os curta-metragem Memória Laranja (2016), O Desmonte (2019) e Meu Arado, Feminino (2021), este último vencedor do Prêmio Incentivo de 2021. Também participou de outros filmes como Vida Dentro de Um Melão (2020) e Trancinhas (2022).

 

 

Júri Luzes da Cidade

Júri formado por participantes da Mostra Mercocidades escolhido pelo grupo Luzes da Cidades para dar um prêmio em dinheiro para o melhor filme da Mostra Regional.

 

Lanna Carvalho
Estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará, atuando na produção/realização de filmes e na área da fotografia desde 2018. Como fotógrafa, ganhou o prêmio de Melhor Fotografia Individual no Festival NOIA (2020) e compõe no Painel da Fotografia Cearense o ensaio Rúmina, junto de Artur Dalim. Em cinema, é diretora do curta As Velas do Monte Castelo (2022) e co-realizadora do curta Arquitetura do Gesto (2020). Além disso, já participou da equipe de produção de mais de sete curtas-metragens e de três longas-metragens.

 

 

Mattheus Will
Morador de Contagem, Will atua no audiovisual há 25 anos. Já participou de filmes de longa e curta metragens, programas de TV e novelas, onde se destaca a novela Segundo Sol da TV Globo e o filme Marte Um, do diretor mineiro Gabriel Martins que foi o filme selecionado para representar o Brasil no Oscar de Filme Internacional, em 2023.

 

 

Rafaela Barreto
Recém-formada em cinema pela PUC-Rio, realizou De mãe ainda na faculdade, como seu primeiro filme. Trabalha com montagem e pesquisa de imagens de arquivo.

 

 

Júri Jovem

O Júri Jovem é formado por jovens estudantes dos cursos de Juiz de Fora, amantes do audiovisual, cuidadosamente escolhidos pelo Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais. Eles escolhem, seguindo critérios próprios e baseados nas vivências de cada um, o prêmio de Melhor Filme da Mostra Competitiva Mercocidades na categoria Júri Jovem.

 

Helena Zem
Tem 18 anos, mora em Juiz de Fora e fez ensino médio em Tatuí – SP, onde fez 2 anos de teatro no conservatório dramático e musical Carlos de Campos, e atualmente cursa Evento no instituto federal de Juiz de Fora, e trabalha na promotoria do Cultural bar.

 

 

Luísa Neves Martinelli Vidal
É graduanda em Rádio, TV e Internet na UFJF. É pesquisadora, participante do PET, programa de educação tutorial, da UFJF. É produtora do Festival de Curtas Universitários Nós e participa do Cineclube Lumière e Cia.

 

 

Vinícius Maia
Estudante de Cinema e Audiovisual na UFJF, escrevo e consumo ficção desde que me entendo por gente. Monitor de roteiro na UFJF e criador do primeiro coletivo de luta LGBTQIA+ de Conselheiro Lafaiete, luto por um cinema que valorize a diversidade. No momento, estou finalizando meu primeiro curta, um documentário sobre a edição de 2022 do Rainbowfest.