Primeiro Plano terá Cine Drive-In na Zona Norte de Juiz de Fora

Inscrições para adquirir os ingressos gratuitos começam na próxima quarta-feira

As telonas não serão deixadas de lado este ano pelo Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. O evento, que acontece entre os dias 24 e 28 de novembro, e em 2020, em razão da pandemia, será on-line, mantém em sua grade programações paralelas. E uma delas será um Cine Drive-In, na Zona Norte da cidade, já nos dias 20 e 21 novembro. Ao todo serão distribuídos 40 ingressos por dia pelo Sympla, através desse link.

O cinema a ser assistido sobre quatro rodas será montado no Moinho (Av. JK 900 – Bairro Francisco Bernardino). Trata-se de uma realização do Moinho com a Praça CEU e a TV Integração. No local, todos os procedimentos sanitários de segurança estão sendo preparados para receber o público com tranquilidade.

Quem for ao Cine Drive-In Zona Norte poderá assistir, nos dois dias, às 19h30, a quatro curtas produzidos com os recursos do Prêmio Incentivo Primeiro Plano

São eles:

BOMBA
Juiz de Fora, 2011, 20 min
Sinopse: Conrado tinha prova todo sábado. Todo sábado até a morte.
Direção: Francisco Franco

AINDA É CEDO
Juiz de Fora, 2017, 16 min
Sinopse: Ainda é cedo acompanha o cotidiano da Mariana em um cenário urbano, onde ela é apenas mais uma personagem. É no refúgio do seu apartamento que se torna protagonista, e, sem perceber, se mistura às cores e texturas que compõem o lugar da sua [re]existência.
Direção: Ana Cláudia Ferreira

O DISFARCE PERFEITO
Juiz de Fora, 2016, 18 min

Sinopse: Entre o centro e os bairros de Juiz de Fora existem incontáveis diferenças. Todos os dias, muitos barbeiros saem da periferia da cidade para irem trabalhar e transformam a navalha em um instrumento de desenho e arte. No agito do dia a dia, e com muita observação, esses artistas criam cortes elaborados que levam nomes como “jaca”, “europeu”, “mandela” e “disfarçado” – símbolo de destaque e aperfeiçoamento do barbeiro.
Direção e roteiro: Jéssica Ribeiro

 CHARLES DIMILETO
Juiz de Fora, 2013, 18 min.

O jovem Charles Dimileto recebe um pedido de seu avô que está no hospital: ir até uma cidade vizinha para acertar contas do passado. O curta narra a trajetória do tímido Charles durante a viagem que vai transformar o menino que ia ser filósofo em homem comum.
Direção: Henrique Vale

O Primeiro Plano

O Primeiro Plano 2020 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade, formado por um grupo de cinéfilos e produtores culturais. O evento tem como objetivo incentivar e dar visibilidade a diretores estreantes da região e da América do Sul.

Este ano em formado on-line, por causa da pandemia, o Primeiro Plano vai exibir produções cinematográficas nas mostras Regional e Mercocidades. Ao todo, a curadoria recebeu 354 produções para avaliação, o recorde do festival, que chega à sua 19ª edição.

O CEU

Referência em cidadania, a Praça CEU de Juiz de Fora é classificada pelo Governo federal entre os melhores equipamentos deste modelo. A unidade, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), e com gestão da Associação Cultural Arte e Vida (Acav), coloca a serviço da comunidade uma ampla estrutura, que inclui quadras poliesportivas, pistas, anfiteatro, sala de leitura, parque e academia ao ar livre. Paralelamente, oferece 14 modalidades gratuitas de oficina de cultura e esporte, atendendo 1.370 crianças, jovens, adultos e idosos. Semanalmente, a praça recebe em torno de quatro mil pessoas, entre alunos e frequentadores espontâneos. O CEU se consolidou como um equipamento de políticas públicas e difusão de arte, cultura e esporte de grande relevância na região e em toda a cidade. Nesse tempo, abriu-se o leque para a capacitação profissional, para a renda familiar e outras demandas cada vez mais urgentes na sociedade. O CEU também mantém um contínuo trabalho de formação de público de arte e cultura, de valorização do livro e da leitura, buscando pensar e promover educação na sua forma mais ampla.

O Moinho

O Moinho é um mini centro urbano, um ecossistema integrado para atender as necessidades atuais da Zona Norte – Saúde, Educação, Moradia, Comércio e Empreendedorismo – projetando a região e a cidade para um futuro mais sustentável. O empreendimento, de 33 mil m2 de área construída, é fruto do retrofit e da adaptação das instalações do antigo Moinho Vera Cruz, inaugurado em 1958, considerado por décadas o prédio mais alto da cidade. Marco histórico da indústria, foi desativado no início dos anos 2000. O retrofit permitiu um aproveitamento de 84% da estrutura. Como propósito, o Moinho é um empreendimento destinado à transformação de ideias, de pessoas, de comportamentos e da cultura, estimulando o empreendedorismo e multiplicando o conhecimento. Caberá ao Moinho Lab fazer as conexões para construir uma rede sólida de suporte e capacitação, nos meios físico e digital, para que problemas, soluções e estratégias sejam pensadas coletivamente, de forma estruturada, organizada e colaborativa, entre os diversos atores do ecossistema.

A TV Integração

A TV Integração é a primeira afiliada Rede Globo no Brasil. Formado por 5 emissoras trabalhando em prol da entrega de qualidade. Presente em 234 municípios mineiros, sua programação fala diretamente com uma população de mais 6 milhões de pessoas.

Inovar. Essa é uma palavra que agora faz parte do dia a dia da TV Integração, tanto na TV quanto no digital. Para inovar, é preciso gerar valor para nossos telespectadores, otimizando o tempo, reduzindo as dificuldades dos processos, simplificando as interações, melhorando a experiência e sendo colaborativo. O mindset da organização é ser criativo, ousado e disruptivo dentro de uma lógica baseada no tripé: dados, conteúdo e informação.