Irene

Taboão da Serra – SP, Digital, cor, 2011, 15 min

Irene é uma senhora que vive reclusa numa casa de campo. Quando sua neta decide aparecer inesperadamente para uma visita junto com sua amiga, a reclusão de Irene é perturbada e ela começa a reviver sentimentos que pareciam estar esquecidos.

Direção e Roteiro: Patricia Galucci e Victor Nascimento

Produção Executiva: Patrícia Galucci e Victor Nascimento

Direção de Produção: Patrícia Galucci e Victor Nascimento

Direção de Fotografia: Pepe Mendes

Concepção Sonora: Gus Pereira

Direção de Arte: Maite Sanchez

Montagem: Emilia Aidar

Trilha Musical: Gus Pereira

Elenco: Ina de Carvalho, Bia Paganini e Sofia Sampaio

ASSISTA AQUI

Para mim como realizadora poder acompanhar a exibição e assistir a reação do público diante do meu trabalho é duplamente prazeroso e um tanto desafiador.

Exibir um filme para seus espectadores é a locomotiva de todo diretor e os festivais que abrem as portas para nossos trabalhos são parceiros importantes para que a gente consiga trilhar nossa trajetória. Hoje, quase 10 anos depois, a emoção continua a mesma e todo trabalho é um recomeço. 

Ter exibido “Irene” no Primeiro Plano e ter levado alguns prêmios para casa fortaleceu e intensificou a vontade de continuar persistindo na arte e também a sermos bons sonhadores.

Agradeço imensamente ao Festival por abrir as portas, nos acolher e acolher nosso filme, ajudando a levar essas imagens para mais pessoas e por ter contribuído na trajetória bonita para nossa obra. Para nós foi importante Iná de Carvalho ter levado o prêmio de melhor atriz e saber de sua grandiosidade como Artista enquanto ainda estava conosco. Isso fez tudo se tornar mais especial.

Vida longa ao Primeiro Plano e à cultura.

Patricia Galucci

 

O Primeiro Plano foi a casa mais acolhedora que recebeu nosso filme, “Irene”. Foi aqui que ganhamos nossos primeiros prêmios, como Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Atriz, para a saudosa e brilhante Iná de Carvalho. No Festival, pudemos trocar experiências com muitos realizadores jovens que depois virariam amigos e colegas no mercado profissional. Depois, o “Irene” ganhou a estrada, foi para festivais internacionais, ganhou mais prêmios, foi parar no Canal Brasil e deu filhos. Hoje, os diretores trabalham em seus projetos no cinema, na TV e na publicidade com o mesmo entusiasmo daquele dia em que recebemos o e-mail confirmando a seleção no Primeiro Plano. Que venham mais 20 anos de Festival!

Victor Nascimento