Painéis

Programação dos Painéis

Na nossa Edição Histórica, além do Concurso de Argumentos e do Laboratório de Curtas, teremos um conjunto de painéis com cineastas e roteiristas. Realizados pelo zoom e transmitidos pelas redes do Primeiro Plano, os painéis são oportunidades de conhecer o processo de trabalhos destes diretores e roteiristas. Iremos abrir inscrição para os que desejam participar, dentro da sala, e terão oportunidade de conversar com a gente. As inscrições são limitadas e os(as) participantes com presença em pelo menos 4 dos painéis, terão certificado de participação.

Conheça a programação abaixo e se inscreva para participar.

Link para inscrição: https://forms.gle/HDLRaJHvTgrocW2a7

Bate-papos com roteiristas

 

Dia 22/06 às 19h

Sandra Kogut

Mediação: Marilia Lima

Sandra Kogut fez seus primeiros trabalhos em 1984 e desde então vem utilizando diferentes mídias e formatos: ficções, documentários, filmes experimentais, instalações. Participou de exposições no Brasil e no exterior. Em 1996 foi uma das criadoras do programa “Brasil Legal”, na Tv Globo, do qual foi a diretora-geral. Realizou a série experimental “Parabolic People” (rodada em Paris, Nova Iorque, Moscou, Tókio, Dakar e Rio) produzida pelo CICV Pierre Schaeffer (França); o curta “Lá e Cá” (com a atriz Regina Casé, co-produzido pela Tv francesa Canal Plus e pela Fundação McArthur nos Estados Unidos), os premiados documentários “Adiu Monde” e “Passagers d’Orsay” (produzido pelo Museu d’Orsay junto com a televisão francesa). Seu documentário “Um Passaporte Húngaro” (França/ Bélgica / Hungria / Brasil) foi lançado nos cinemas brasileiros em 2003, recebendo prêmios internacionais e sendo objeto de estudos e teses em vários países. Seus trabalhos foram premiados em diversos festivais internacionais (Rio, Berlin, Oberhausen, Kiev, Leipzig, Locarno, Havana, Rotterdam e muitos outros) e foram exibidos no MoMA em NY, Guggenheim Museum, Forum des Images em Paris, Harvard Film Archives nos EUA (onde foi realizada uma retrospectiva completa) entre outros. “Mutum” seu primeiro longa-metragem de ficção – baseado no livro “Campo Geral” de João Guimarães Rosa – teve sua estreia mundial no Festival de Cannes 2007, na Quinzena dos Realizadores, recebendo mais de vinte prêmios nacionais e internacionais, e foi lançado comercialmente numa dezena de países. “Campo Grande” seu segundo longa-metragem de ficção, uma coprodução Brasil/França, teve estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto e foi premiado nos festivais do Rio, Mar del Plata, Havana, Málaga entre outros. Seu último longa de ficção, “Três Verões” teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Toronto e desde então participou de diversos Festivais Internacionais sendo premiado em Havana, Málaga, no Festival do Rio e no Antalya Film Festival.

Em 2011/2012 Sandra passou um ano em Berlim como convidada da DAAD Berliner Künstlerprogramm.Foi professora na Escola Superior de Belas Artes em Strasbourg (França) e nas Universidades americanas de Princeton, Columbia (Film Program) e University of California San Diego / UCSD. Foi Visiting Scholar na New York University entre 2008 e 2011.

Desde janeiro de 2016 é comentarista do programa Estudio i, na Globonews.

 

 

Dia 23/06 às 20h

Painel Rosane Svartman

Mediação: Cris Magalhães

Rosane Svartman dirigiu e escreveu os filmes “Como Ser Solteiro” (1998), “Desenrola” (2011), dirigiu ainda “Mais Uma Vez Amor” (2005) e “Tainá 3” (2012). Escreveu as seguintes peças: “Mais uma vez amor”, “O pacto das Três Meninas”, “Anhos Urbanos”. Dirigiu com Lirio Ferreira a peça “Eu te Amo”, de Arnaldo Jabor. Como escritora, tem livros infantojuvenis lançados pelas editoras Jorge Zahar, Nova Fronteira. Dirigiu séries para o canal GNT, Multishow, Canal Futura. Para TV Globo, dirigiu os seriados “Casseta e Planeta” e “Garotas do Programa”. Como criadora e redatora final na TV Globo trabalhou nas obras “Dicas de um Sedutor” (2008), “Malhação: Intensa como a Vida” (2012/3), “Malhação Sonhos” (2014/5l) e as novelas “Totalmente Demais” (2015/6), Bom Sucesso (2019/20). Tem 4 indicações para o Emmy Internacional e uma ao Rose Do’r. Finaliza para o cinema a adaptação de “Pluft, o fantasminha” de Maria Clara Machado, uma produção em 3D com previsão de lançamento para… quando os cinemas reabrirem. Rosane Svartman é doutora em Comunicação/ Cinema pela UFF e cofundadora do Núcleo de Cinema Nós do Morro.

 

 

Dia 24/06 às 19h

Painel Jeferson De

Mediação: Cris Magalhães

Jeferson De estudou cinema na USP. Em 2000, publicou o manifesto “Dogma Feijoada”. Dirigiu os curtas “Distraída para a morte” (2001), “Carolina” (2003) e “Narciso Rap” (2005). Seu longa-metragem de estreia “Bróder”(2010) estreou no Festival de Berlim. Em 2013, dirigiu a série “Pedro e Bianca”, ganhadora do Emmy Kids Awards. Em 2015, estreou o seu segundo longa “O amuleto”. Em 2016, dirigiu a comédia “Correndo atrás”, baseado no livro de Hélio de La Peña. Na TV, dirigiu “Escola de gênios” (Mixer/GLOOB). Em 2019, foi um dos diretores da novela “Bom Sucesso”. Em 2020, lançou “M-8”, Melhor Filme/Júri Popular no Festival do Rio; APCA de Melhor Filme de Ficção; entre outros. Atualmente, finaliza o seu longa “Doutor Gama”, sobre o abolicionista Luiz Gama e prepara o longa “Narciso Rap”.

 

 

Dia 25/06 às 19h

Painel Pablo Giorgelli

Mediação: Aleques Eiterer

Pablo Giorgelli nasceu em Buenos Aires, em 1967. Diretor, produtor, roteirista e professor universitário na Argentina. Seu primeiro longa, Las acacias (2011), estreou na Semana da Crítica do Festival de Cannes, onde ganhou a Câmera de Ouro e o prêmio ACID, Melhor Primeiro Filme no BFI London Film Festival, Melhor filme Latinoamericano no Festival de San Sebastián e o Cóndor de Prata de melhor filme argentino do ano, entre outros 35 prêmios internacionals. Seu segundo longa, Invísivel (2017), estreou na competição oficial Horozonte, do 74º Festival de Veneza. Atualmente está finalizando o longa A Encomenda (2020) e preparando Trasfondo, que será filmada em 2022.

 

 

Dia 26/06 às 17h

Painel Alice Marcone

Mediação: Fausto Júnior

Alice Marcone é roteirista, atriz, cantora-compositora e apresentadora de tevê. Roteirizou as séries “De Volta aos 15” para a Netflix, “Noturnos” para o Canal Brasil, “Manhãs de Setembro” para a Amazon Prime Video e foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO. É a primeira mulher trans a lançar uma carreira no sertanejo, com os singles “Pistoleira” e “Noite Quente”. Compôs também trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor” do Canal Brasil. Apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, no canal E! Entertainment. É atriz protagonista do curta-metragem “Bonde”, que foi exibido no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand e ganhou diversos prêmios no Brasil. Graduou-se em Psicologia pela USP.

 

 

Dia 26/06 às 19h

Anna Muylaert

Mediação: Nilson Alvarenga

É diretora e roteirista de cinema e televisão. Nas ultimas 3 décadas, trabalhou na criação e roteiros de séries para televisão ( MUNDO DA LUA,  CASTELO RA-TI-BUM, UM MENINO MUITO MALUQUINHO,  FILHOS DO CARNAVAL , AS CANALHAS, entre outros.)  No cinema colaborou nos roteiros de vários longas, entre eles, O ANO QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FERIAS, de Cao Hamburger e PRAIA DO FUTURO, de Karin Ainouz.  Dirigiu vários curtas entre eles o premiado A ORIGEM DOS BEBÊS SEGUNDO KIKI CAVALCANTI e 5 longas metragens, entre eles DURVAL DISCOS e QUE HORAS ELA VOLTA – vencedor do Panorama Audience Award na Berlinale 2015 – lançado em mais de 30 países. Em 2021 o documentário ALVORADA.   Atualmente trabalha na pré produção de seu novo longa O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS. É membro da ACADEMIA DE ARTES E CIÊNCIAS DE HOLLYWOOD.