Laboratório de Curtas Luzes da Cidade 2021
O Laboratório de Curtas Luzes da Cidade é voltado a residentes de toda a Zona da Mata e tem o objetivo de ser um espaço para compartilhar experiências e promover experimentações práticas e teóricas sobre construção do projeto de pré-produção de um curta. Ao longo dos dias, os participantes poderão debater roteiros e buscar conhecimento com profissionais renomados do mercado de audiovisual brasileiro.
Ao fim, um trabalho será escolhido para ser produzido, com um prêmio de incentivo de R$ 9 mil.
Ele será realizado ao longo da semana do evento, de 23 a 27 de junho de 2021, no formato on-line, através de plataforma de videoconferência.
Consultores:
Caroline Leone
Caroline Leone é formada em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado. Escreveu e dirigiu o longa-metragem “Pela Janela”, ganhador do prêmio Fipresci no Festival de Rotterdam 2017 e selecionado para mais de 20 festivais internacionais, ganhando outros importantes prêmios, como o de Contribuição Artística no Festival de Havana e o Prêmio do Júri no Festival de Washington. Ela também é a realizadora dos dois premiados curtas “Dalva” e “Joyce”. Atua como montadora de longas, documentários, curtas e publicidade. Atualmente, trabalha em seu segundo longa, “De Guiné”. O projeto ganhou o prêmio de desenvolvimento do Hubert Bals Fund, na Holanda, além de ter sido selecionado para o laboratório de desenvolvimento de roteiros 3 Puertos Australab (Chile e México) e Boost NL (Holanda).
Dani Reule
Dani Reule é roteirista, atriz, jornalista, mestra em Comunicação e Informação e certificada pelo Professional Program in Writing for Television da UCLA. Escreveu a série “Baile de Máscaras” (TV Cultura), o longa “Na Batalha” (roteiro finalista do FRAPA 2017) e foi colaboradora do autor Marcílio Moraes na série “Pigmaleão do Brejo” (Rede Record). Teve curtas de sua autoria apresentados em festivais nacionais e é criadora da sitcom “Uma vida de Zenilde” (Tambellini Filmes). É membro da diretoria da Gedar, consultora do Festival ROTA e foi palestrante no VFX-Rio, na Semana do Audiovisual Primeiro Plano (Juiz de Fora) e no Rio WebFest. É ainda professora na ABC Cursos de Cinema e no Instituto Infnet e ministrou cursos de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na pós-graduação em Roteiro da FACHA, além de ter seu próprio curso de criação de série.
Maurílio Martins
Maurilio Martins, ao lado de André Novais Oliveira, Gabriel Martins e Thiago Macêdo Correia, é um dos sócios fundadores da Filmes de Plástico, celebrada produtora mineira com prêmios e reconhecimento no Brasil e no exterior e responsável por filmes como “Temporada” (atualmente no catálogo da Netflix) e “Ela volta na Quinta”, além de curtas como “Quintal”, “Nada e Pouco mais de um mês”, todos exibidos em Cannes, dentro da programação da Quinzena dos Realizadores.
Graduado em Cinema pela UNA, Maurilio, nascido em Contagem no ano de 1978, é Diretor e roteirista e tem como destaque no seu trabalho o longa-metragem “No coração do mundo”, que co-dirige com Gabriel. O Filme, que teve Première Mundial no Festival de Rotterdam em 2019, entrou em cartaz nos cinemas do Brasil e da França e atualmente está no catálogo da HBO Europa. Maurilio também dirigiu alguns curtas, com destaque para “Contagem”, que lhe deu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Brasília de 2010, “Quinze”, multipremiado filme lançado em 2014 e “Constelações”, que também foi exibido no Festival de Rotterdam em 2016 e levou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília.