Júri
Júri Mercocidades
Júri que define os premiados em diversas categorias técnicas.
Os filmes da Mostra Mercocidades concorrem aos prêmios nas categorias Melhor Filme, Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Concepção Sonora, Montagem, Direção de Arte, Trilha Musical, Interpretação, Primeiro Plano e Melhor Curta pelo Júri Popular.
Cristiano de Oliveira Sousa
Doutorando e mestre em Arte e Cultura Visual pela UFG, com MBA em Comunicação e Eventos e especialização em Produção Audiovisual e Marketing Digital. Roteirista, produtor, pesquisador e diretor, já realizou mais de 30 curtas premiados no Brasil e no exterior. É curador e diretor dos festivais @digofestival, @morcegovermelhofest e @gofilmfestival, além de Diretor de Cultura da Câmara de Turismo e Comércio LGBT do Brasil. É Secretário Executivo do @forumdosfestivais e vice-presidente da @fantlatam, aliança latino-americana de festivais de cinema fantástico. À frente da @cristosproductions, atua em fotografia, televisão, espetáculos teatrais e projetos de artes integradas.
Gabriella Pereira Rocha
Formada em Comunicação Social e especialista em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos em Comunicação e Cultura da ECA – USP. Durante 6 anos atuou como programadora de cinema no CineSesc e hoje integra a equipe de programação do SescTV, no Sesc Digital. Participou da equipe de curadoria da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros em suas quatro edições.
Sali Cimi
Atriz, cantora e artista multifacetada, com formação técnica em Teatro pelo Colégio Estadual do Paraná (CEP) e uma trajetória que atravessa o palco, a tela e a rua. Iniciou no teatro ainda na
infância e participou de diversas montagens estudantis e independentes, desenvolvendo uma atuação corporal, intuitiva e expressiva. No cinema, protagonizou o longa-metragem Torniquete, dirigido por Ana Catarina, com estreia prevista para junho de 2025. Também integra o elenco do longa Nó, dirigido por Laís Melo, reafirmando sua presença em produções qu
e exploram narrativas sensíveis, potentes e politizadas no audiovisual brasileiro. Como cantora, estudou canto popular no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba e tem vivência com canto espiritual e cultura popular. Atua também como percussionista, integrando projetos artísticos interdisciplinares. Além disso, é professora de escalada e circo para crianças e routesetter. Seu trabalho artístico abrange ainda as artes visuais, poesia, performance e costura, tecendo narrativas que transitam entre o real e o simbólico, o corpo e a criação.
Júri Incentivo
O Júri Incentivo da Mostra Competitiva Regional do Primeiro Plano define qual dos filmes universitários será o vencedor do prêmio Incentivo Primeiro Plano, que destina uma verba para a realização de um novo curta.
A intenção desta categoria é fomentar a produção e o amadurecimento do audiovisual da cidade.
Felipe Brum
Aluno do curso de Cinema da UFJF, o diretor Felipe Brum explora visualmente temas como saudade, memória e nostalgia em seus curtas-metragens. Seu filme, Na Parede da Memória, foi vencedor do Prêmio Incentivo no Primeiro Plano 2024, selecionado para a Mostra de Cinema de Ouro Preto e premiado em diversos festivais no Brasil e no exterior.
Lúcio Reis Filho
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens e do International Master in Cinema Studies no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de
Juiz de Fora, onde atua na Linha de Pesquisa em Cinema e Audiovisual. É Doutor e Mestre em Comunicação, com formação em História e Artes Visuais e estágios pós-doutorais realizados na Universidade Anhembi Morumbi e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas nas áreas de Cinema, História, Comunicação e Artes. É membro dos Grupos de Pesquisa “Reading and Screening the Fantastique”, da Deakin University, e “Vertentes do Fantástico na Literatura”, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Dirigiu e roteirizou os filmes “Lambari – Terra das Águas” (PNAB, 2020) e “A Aula Acabou” (2021). Também é escritor, com artigos, livros acadêmicos, ensaios, contos e romance publicados.
Rafaella Lima
Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com pesquisa sobre Festivais de Cinema da Zona da Mata de Minas Gerais. Cursou especialização em
Gestão Cultural na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina e atua há 11 anos na área, tanto na produção audiovisual de diversos curtas metragens documentais como na elaboração e gestão de projetos. Atuou por dois anos no Projeto Escola Animada – Rede Cineclubes e em diversos longas-metragens produzidos no Polo Audiovisual da Zona da Mata- MG. É diretora do Festival de Cinema Intersessões, que está em sua sexta edição. Compõe a produtora Cabeça de Vento e atua especialmente como Produtora, Roteirista, Diretora de Fotografia e Fotógrafa Still.
Júri Luzes da Cidade
Júri formado por participantes da Mostra Mercocidades escolhido pelo grupo Luzes da Cidades para dar um prêmio em dinheiro para o melhor filme da Mostra Regional.
João Monteiro

“Mãe” é o filme de estreia de João Monteiro como diretor. Jornalista de formação, o artista transita por diversas áreas do audiovisual e das artes cênicas, atuando como ator, roteirista, produtor, produtor de arte e diretor. Em 2024, dirigiu e roteirizou o videoclipe “Sexo Frágil?!”, da cantora e atriz Valéria Barcellos, e no mesmo ano assinou o roteiro dos documentários “Mãe Nice D’Xangô e a Transformação Afrocentrada” e “Pino: Caleidoscópio Pontilhado”. Como roteirista, idealizou o longa “Aluísio, o Silêncio e o Mar”, primeira direção de Luiz Carlos Vasconcelos, rodado em Lucena (PB). Seu primeiro experimento em audiovisual foi o curta “Trieb” (2021), um relato íntimo sobre o pai com Alzheimer, em que assina roteiro e produção geral. Ainda em 2021, lançou o curta “Campos Elíseos”, dirigido por Fernando Nectoux.
Maíra Moura Miranda
Artista visual, graduada em Design pela Escola de Belas Artes – UFBA. Atua na área de animação para cinema, publicidade e séries animadas desde 2010, tendo exercido diversas funções
como direção de arte, concept art, animatic, storyboard, layout, desenho de cenário, design de personagem, animação, motion graphics e atriz de voz original. Trabalha há anos em parceria com a Lanterninha Produções em projetos como “Entroncamento” (2015), “Aventuras de Amí” (2016-2023) e “Virando Latas” (em produção). Atuou como consultora, fazendo animatic e co-direção de arte no curta “Quintal” (2022), do núcleo de animação Mirá. É responsável pelas artes conceituais da série “Pequenos Narradores”, produzida pela Takapy. Em 2023, assinou direção de arte e adaptação de roteiro do curta “Curacanga”, da Vulto Produções. No curta “Como Nasce um Rio” (2025), da Mulungu Realizações Culturais e Anomura Filmes, ficou responsável pelo design de personagens, storyboard, layout e cenários.
Maria Clara Almeida
Cineasta graduada pela UFPE, trabalha com direção, roteiro, produção e curadoria desde 2018. Dirigiu 8 curtas-metragens, atualmente desenvolve seu primeiro longa-metragem e é sócia da Murici Filmes, em Recife.
Júri Jovem
O Júri Jovem é formado por jovens estudantes dos cursos de Juiz de Fora, amantes do audiovisual, cuidadosamente escolhidos pelo Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais. Eles escolhem, seguindo critérios próprios e baseados nas vivências de cada um, o prêmio de Melhor Filme da Mostra Competitiva Mercocidades na categoria Júri Jovem.
Maria Clara Rocha
Graduanda em Rádio, TV e Internet pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e apaixonada pela área da comunicação desde pequena. Também é integrante do Programa de Educação Tutorial (PET), onde pesquisa sobre as relações entre câmera e atuação no contexto de discursos misóginos.
Maria Laura Fritz
Natural de Cataguases/MG, é estudante de Cinema e Audiovisual na UFJF. Tem experiência em fotografia e preservação audiovisual. Seu trabalho investiga a relação entre o tempo, o afeto e a construção da memória.
Vilmara Canuto
Apaixonada pelas artes, encontrou nas imagens e nas histórias um lugar de expressão. Graduanda em Publicidade e Propaganda pela Estácio, atua e realiza cursos na área audiovisual,
fotografia e cinema. Hoje dedica-se ao que sempre quis desde o início: a comunicação em todas as suas formas. Participou da produção do longa-metragem “Speak Up” e atualmente integra a equipe do curta-metragem “Azia”.
