Júri

Juri Mercocidades

Júri que define os premiados em diversas categorias técnicas.
Os filmes da Mostra Mercocidades concorrem aos prêmios nas categorias Melhor Filme, Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Concepção Sonora, Montagem, Direção de Arte, Trilha Musical, Interpretação, Primeiro Plano e Melhor Curta pelo Júri Popular.

Bruno Victor

Formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília e mestrando em Multimeios pela Unicamp. Codirigiu e coroteirizou o curta “Afronte”, documentário exibido em Havard,no Festival internacional de cinema de Rotterdam e no Festival de Havana. Codirigiu e roteirizou o longa-metragem “Rumo”. Codirigiu e Coroteirizou o curta-metragem “Pirenopolynda” (2023). Pesquisador de personagens do documentário “Mães do Brasil 2”, da Rede Globo e da Favela Filmes (2023). Story Producer do documentário “Cartas Marcadas”, da Warner Bros. Discovery e da Trip Filmes (2022). Curador de diversos festivais, como Festival de Documentário Internacional Rastro (DF, 2020 e 2021), Fade To Black Festival (RS, 2021), Festival Mix Brasil (SP, 2020 e 2021) e Mostra de Sesc Cinema (SP, 2023), entre diversas outras funções.

 

 

Heloisa Ururahy

Mestre em Estética e História da Arte pelo PGEHA-USP (2013) e Bacharel em Audiovisual na Escola de Comunicação e Artes – USP (2006). Também realizou um Máster emProdução e Direção de Televisão na Universidad Complutense de Madrid (parceria com IORTVE) como bolsista da Fundación Carolina (Espanha, 2010). Foi premiada com a bolsa Kodak para participar da renomada Budapest Cinematography Masterclass na Hungarian Academy of Film & TV (Hungria, 2007). Participou de mais de 300 projetos audiovisuais (documentários, longas e curtas-metragens, séries de TV, videoclipes, vídeos institucionais, publicidade e making of) em diversas funções na equipe, como direção de fotografia, produção, direção, câmera, roteiro, pesquisa, assistência de direção, direção de arte, entre outras. Trabalhou em produções do Brasil, Argentina, Hungria, EUA e Espanha. Também realizou pesquisa acadêmica na área de cultura e artes e ministrou oficinas de linguagem audiovisual. Atualmente, atua na coordenação de produção do SescTV, canal cultural do Sesc São Paulo.

 

 

 

Priscyla Bettim

Cineasta e pesquisadora. Atualmente é professora titular na graduação em Audiovisual do Centro Universitário Senac. Realizou curtas metragens em Super 8mm

 como“Visão 2013 para Roberto Piva” (2013), “Livro de haikais” (2015), “A propósito de Willer” (2016), entre outros. Seu primeiro longa-metragem como diretora e roteirista, “A Cidade dos Abismos”, estreou mundialmente em agosto de 2021 no IndieLisboa Festival, em Portugal. Seus filmes transitam pelo cinema analógico de ficção, documentário e experimentale aualmente está finalizando seu segundo longa-metragem como diretora intitulado “As florestas da Noite”.

 

Júri Incentivo

O Júri Incentivo da Mostra Competitiva Regional do Primeiro Plano define qual dos filmes universitários será o vencedor do prêmio Incentivo Primeiro Plano, que destina uma verba para a realização de um novo curta.
A intenção desta categoria é fomentar a produção e o amadurecimento do audiovisual da cidade.

 

Eduardo Crochet

Professor de História, Filosofia e Sociologia. Cinéfilo declarado e colecionador de memorabílias e miniaturas. Mestre em História Social e especialista em Ciência da Religião. Ator, diretor e autor amador de teatro. Atualmente, atua como assessor de gabinete da Fundação Alfredo Ferreira Lage – FUNALFA.

 

 

Kamila Weber

Graduanda de cinema no Instituto de Artes e Design de Juiz de Fora e animação em Portugal, onde produziu seu primeiro curta metragem animado, “Entre Azuis”, ganhador do Prêmio Incentivo de 2022. Atualmente trabalha com direção de som, fotografia e ilustração.

 

 

Tamires Fortuna

Quando ainda cursava Comunicação Social na Universidade Federal de Juiz de Fora estagiou no setor de jornalismo da Funalfa – Fundação Alfredo Ferreira Lage, local onde permaneceu trabalhando por cerca de 11 anos e atuou como agente e produtora cultural em diversos níveis. Neste período, ocupou cargos no Departamento de Projetos, na Superintendência, foi Gerente de Fomento à Cultura e, por fim, Diretora-geral da Fundação. Foi Secretária de Cultura e Economia Criativa na Cidade de Paty do Alferes – RJ. Paralelamente, há 12 anos integra o Luzes da Cidade, coletivo responsável pela realização do Festival Primeiro Plano, um dos mais importantes do país. É a responsável pela produção de conteúdo e gestão das redes sociais do Festival e do Grupo Luzes da Cidade, além de integrar a equipe de curadoria e produção executiva.

 

 

Júri Luzes da Cidade

Júri formado por participantes da Mostra Mercocidades escolhido pelo grupo Luzes da Cidades para dar um prêmio em dinheiro para o melhor filme da Mostra Regional.

 

Bruno Brasileiro

Diretor e roteirista do curta “Do Tanto de Telha no Mundo” (2022), que estreou na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Em 2022, participou do programa de desenvolvimento de série do Cena 15, pelo Porto Iracema das Artes. Hoje atua como roteirista, criador de conteúdo e comediante Stand Up.

 

 

Meibe Ferreira RodriguesGraduada em Comunicação Social pela Newton Paiva e especialista em Educação Musical pela UFMG; é também atriz (SATED/MG), diretora e performer. Ministra oficinas teatrais e de preparação corporal em Belo Vale, na Comunidade Quilombola Chacrinha dos Pretos e no Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente da Comunidade Cabana. Foi também vice-presidente da NEGRARIA – Coletivo de Artistas Negros/as. Estreia na direção com o filme “Nunca Pensei que Seria Assim”, selecionado e premiado em relevantes festivais, como o 25º FestCurtas BH, o 29º Festival de Cinema de Vitória. Atualmente desenvolve seu segundo curta-metragem “Bactéria”.

 

 

Wilq Vicente Videomaker, educador, curador, produtor e pesquisador em audiovisual. Mestre em Estudos Culturais pela USP, com especialização em Gestão Cultural pelo SESC-SP, atualmente faz doutorado na UFABC sobre narrativas audiovisuais da periferia. É organizador do livro: Quebrada? Cinema, vídeo e lutas sociais (2014), pela Coleção CINUSP. Foi produtor e curador da 1ª Mostra Cinema de Quebrada no CCSP (2005), 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (2008), Festival de Vídeo nas Escolas (2010 e 2011), Mostra Coordenadas: Política e Audiovisual entre Centros e Periferias (2011), 3ª Mostra Cinema da Quebrada do CINUSP (2014), 1ª Mostra Nacional de Cinema da Quebrada da UFBA (2014) e 1ª Mostra Cinema da Quebrada do Museu de Arqueologia Etnologia/UFBA (2016). Foi também produtor e curador do Programa Circuito de Vídeo Popular na Rede TVT entre 2011 e 2012. Atualmente é Curador da Mostra Competitiva Fronteiras Imaginárias do 17º Festival Visões Periféricas (2024).

 

 

Júri Jovem

O Júri Jovem é formado por jovens estudantes dos cursos de Juiz de Fora, amantes do audiovisual, cuidadosamente escolhidos pelo Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais. Eles escolhem, seguindo critérios próprios e baseados nas vivências de cada um, o prêmio de Melhor Filme da Mostra Competitiva Mercocidades na categoria Júri Jovem.

 

João Pedro Fagundes

Graduando em Rádio, TV e Internet pela Faculdade de Comunicação da UFJF e bolsista do PET-FACOM. Participa da curadoria de filmes no projeto Cineclube Lumière e cia. Para a faculdade já participei da produção de dois curtas. Atualmente pesquiso a questão da memória e a visão infantil sobre o mundo adulto no cinema. 

 

 

 

 

Júlia Monteiro

Graduanda em Publicidade e Propaganda no Uniacademia, traz uma paixão pelo cinema desde a infância. Com um profundo apreço pelo movimento cineclubista, foi Idealizadora do Trem Cineclube, e desempenhou um papel ativo na sua criação. Com um foco especial no cinema nacional, também se dedica à pesquisa nessa área.

 

 

 

 

 

 

Laura de Souza 

Diretora e roteirista do filme “A verdade por dentro do meu armário”, cresceu na cidade do Guarujá, litoral de São Paulo. Tem 21 anos e estuda cinema e audiovisual na UFJF. Se descreve como uma pessoa comunicativa e criativa. Desde nova demonstrava interesse pela área de roteiro, escrevendo pequenos diálogos para sua aula de teatro, onde aprendeu a gostar não só das cenas teatrais como as produções para o cinema.