Encontro de Audiovisual de Coprodução Audiovisual na América Latina marca último dia do festival
A organização do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – guardou para o último dia uma das principais novidades desta edição. Neste sábado, cinéfilos se reúnem em Juiz de Fora para o primeiro Encontro de Coprodução Audiovisual na América Latina. A ideia é discutir as dificuldades do setor e trocar experiências sobre possibilidade de intercâmbio e financiamento. O encontro acontece às 14h, na sede da Funalfa (Parque Halfeld esquina com a Avenida Rio Branco) e é aberto ao público.
Os convidados para compor a mesa de discussões e compartilhamento de experiências são cineastas com experiências em longas produzidos no Brasil e no exterior. Entre eles, Mônica Lairana e Carol Ribeiro, produtora e diretora do filme “A Cama” (La Cama), uma coprodução entre Brasil, Argentina, Alemanha e Holanda; e o produtor Leonardo Ayres, do filme “O homem que cuida” (El hombre que cuida), coproduzido entre República Dominicana, Porto Rico e Brasil.
Vencedores serão conhecidos neste sábado
No último dia do Primeiro Plano, também serão conhecidos os vencedores das mostras Regional e Mercocidades.
Ao longo da semana, 49 produções cinematográficas estão sendo exibidas no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno que, pela primeira vez, foi a casa do festival.
Além disso, desde segunda-feira outros eventos paralelos aconteceram, no teatro e outros espaços da cidade, como a Funalfa, a UFJF e o Shopping Jardim Norte. Incluindo oficinas, debates e sessões especiais voltadas aos deficientes auditivos e visuais.
Na noite de sábado, às 20h, acontece a cerimônia de encerramento. Antes haverá a exibição de dois curtas: o argentino “Minha tristeza não é minha”, de Maximiliano Galo, e o brasileiro “Deus”, dirigido por Vinicius Silva.