15ª Edição

A 15ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades acontece entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, no Cinearte Palace, no Centro. O festival, que vem sendo realizado de forma ininterrupta desde 2002, é a oportunidade que o público tem de assistir aos filmes que dificilmente seriam integrados ao circuito comercial de cinema. A abertura, no dia 28, acontece às 20h, com a exibição de “O disfarce perfeito”, de Jéssica Ribeiro, vencedora do Prêmio Incentivo da edição do ano passado. Também serão exibidos “Minas Hotel”, de Marília Lima, e “Os 3 Atos de Carlos Adão”, documentário de Francisco Franco e Diego Navarro, o primeiro longa do Inhamis Studio.

Ao longo de toda a semana, serão dezenas de filmes exibidos em sessões de longas-metragens, infantis, mostras competitivas, além das oficinas. Toda programação é gratuita. Entre os longas, “Mate-me por favor”, de Anita Rocha da Silveira; “Xale”, de Douglas Soares, e “De longe te observo” de Lorenzo Vigas (Venezuela) e “Deserto”, de Guilherme Weber. Já entre os curtas das mostras competitivas do Primeiro Plano 2016 estão produções locais que serão exibidas pela primeira vez em Juiz de Fora, como “Aqueles cinco segundos”, que recentemente levou os Kikitos de melhor diretor para Felipe Saleme e de melhor atriz para Luciana Paes, na 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Também estreia em Juiz de Fora a produção local “Barbante”, que contou com participação de Laura Cardoso e Vinicius de Oliveira.

Para esta edição, o Primeiro Plano está com novidades. Uma delas é a sessão de cinema especial para deficientes visuais, no dia 2 de dezembro. A sessão vai exibir o longa-metragem “Hoje eu quero voltar sozinho”, do diretor e roteirista Daniel Ribeiro, e acontece dentro da Sessão Lanterninha, voltada para crianças e adolescentes de escolas públicas de Juiz de Fora e região. A Sessão Lanterninha é, para muitas crianças, a primeira experiência de ver um filme em uma sala de cinema.

Outro destaque é para o longa-metragem “O que queremos para o mundo?”, de Igor Amim. Antes de tudo, ele é um projeto educativo mineiro, com objetivo de sensibilizar as crianças e jovens em busca de um mundo melhor. O filme é um dos braços do projeto e narra a história de quatro amigas que formam uma banda para tocar canções inspiradoras em uma apresentação de fim de ano da escola. Bela, Lua, Luz e Sol emocionam a todos com lindas melodias, muita imaginação e criatividade. O filme será exibido já na próxima sexta-feira (25), às 19h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Zona Norte, em Benfica.

Mostras competitivas

Este ano, as mostras competitivas reúnem 57 produções selecionadas entre mais de 200 inscritas. Na Mostra Competitiva Mercocidades, foram 23 curtas selecionados de diversas partes do Brasil e de países da América do Sul, com temas e formas diferentes. Já na Mostra Competitiva Regional, são 35 curtas, entre filmes feitos com recursos e filmes de exercícios de faculdade, todos eles dizendo e mostrando algo relevante para pensarmos o cinema e o nosso tempo.

A Mostra Competitiva Regional reúne filmes realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata. Além da premiação tradicional, o melhor curta desta categoria escolhido por um júri especializado leva o prêmio de R$ 500. Ainda dentro da Mostra Regional, o melhor curta feito por diretor universitário também concorre ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que dá ao vencedor R$ 7 mil para realizar uma nova produção no ano seguinte.

Já a Mostra Competitiva Mercocidades exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes de países que fazem parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2015, com duração máxima de 20 minutos. O festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função.

Na edição de 2015, o evento recebeu cerca de 250 inscrições, exibiu longas e 50 curtas-metragens, além de promover debates e oficinas. O curta juiz-forano “Marlene – Historias de um forró”, de Jéssica Ribeiro, levou os prêmios Incentivo Primeiro Plano e Voto do Público na Mostra Competitiva Regional. Na Mostra Competitiva Mercocidades, o curta vencedor de melhor filme foi “Verão 98”, da diretora chilena Valentina Azúa.

Oficinas

Par 2016, o Primeiro Plano oferece três oficinas gratuitas, realizadas na Casa de Cultura da UFJF. Sócio da produtora Tempero Filmes, de Belo Horizonte, Leo Ayres vai oferecer a oficina de “Documentário”. Leo é Mestre em Artes pela UFMG e especialista em Direção de Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. A oficinal “A luz no cinema – teoria e prática” será ministrada por Tiago Scorza, formado em Cinema pela UFF e que atua como diretor, diretor de fotografia e câmera. Já a oficina de “Edição” será dada por Rodrigo Carneiro, editor com larga experiência e que atualmente trabalha como Produtor Executivo do Prodav TVs Públicas – ANCINE/FSA.

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e de Produtores Culturais, da Insensatez Audiovisual e da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa, e apoio da TV Integração.