LABORATÓRIOS LUZES DA CIDADE
O Primeiro Plano 2024 vai realizar 3 laboratórios de formação: Laboratório de Roteiros de Curta-Metragem, Laboratório de Finalização de Curta-metragem e Laboratório de Argumentos de Longa-metragem. Conheça cada um deles:
Laboratório de Argumento de Longa-metragem Luzes da Cidade
O Laboratório será um espaço de trocas entre roteiristas profissionais e iniciantes, com o objetivo de aperfeiçoar o material inscrito. Serão tratados princípios básicos de escrita do argumento, narrativa, personagens, bem como estratégias de apresentação para o mercado audiovisual. Os projetos serão debatidos por 3 profissionais especializados, que ao final irão premiar o melhor Argumento com uma consultoria exclusiva, preparando o projeto para ser apresentado ao mercado profissional.
Consultores:
Alice Name
Roteirista, diretora, consultora e professora. Mestre em roteiro pela EICTV – Cuba e bacharel em Cinema pela UFF, Alice Name-Bomtempo é corroteirista dos longas Modo Avião (Netflix), Torniquete (Em finalização, dir: Ana Catarina Lugarini) e Sem Dor (Em captação, dir: Michael Wahrmann), autora do argumento de A Extinção das Abelhas (em desenvolvim
ento, baseado no livro homônimo de Natalia Borges Polesso) e diretora e roteirista do longa Casa da Mata (Contemplado para produção via Rio Filme 2023). Escreveu e dirigiu os curtas Nina e o Abismo (Festival do Rio 2023), Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Tua (Mostra de Cinema de Tiradentes 2018) e Todas As Memórias Falam de Mim (Curta Cinema 2015). É supervisora de des
envolvimento das séries Trago a Pessoa Amada (Prime Box Brasil, dir: Vitã, 2024) e Tá On? (Dir: Déo Cardoso, em finalização) e roteirista em séries de comédia (Vai Que Cola), drama (Colapso), fantasia e ficção científica, para canais como HBO Max. Atuou como curadora de projetos no FRAPA, Cabíria Festival e SESC Argumenta, e como professora no SESC, AIC e Ritornelo.
Bruna Trindade
Cocriadora e roteirista da série de dramédia sombria “Teia” (1º lugar no Cabíria – piloto de ficção. Laboratório do GRIOT e Prêmio GRIOT pelo pitch. Seleção no I Mercado Internacional do Frapa). O projeto possuiu uma adaptação para longa metragem com nome de Telaraña, selecionado para participar do laboratório do Festival Varilux.Bruna foi roteirista, preparadora de elenco e diretora assistente da série de comédia musical “Trago A Pessoa Amada”, produzida pela Orla Filmes (Prime Box Brazil), com estreia em junho no Festival For Rainbow e no canal em outubro de 2024. Roteirista júnior da série de fantasia “A Magia de Aruna”, produzida pela Formata (Disney+), que recebeu o prêmio Abra de melhor sér
ie infanto-juvenil.É diretora de elenco do curta “Nina e o Abismo” da Alice Name-Bomtempo, contemplado no Edital de Fomento ao Audiovisual de Niterói, Selecionado para o 1o turno do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024.Fez a direção e a redação final da série de comédia “Terapia em Família” (Cine Brasil TV, em finalização). É roteirista das duas temporadas de Cosme e Damião (Porta dos Fundos – Globoplay) e do longa de comédia Augusto, Augusto!, uma coprodução entre a produtora irlandesa Morgan Brothers e a portuguesa Zul Filmes. Roteirista da segunda temporada da série No Corre. Como atriz, foi finalista do Futuro Ex-Porta – reality show do Porta dos Fundos. Protagonizou Bulbassaura Maravilha do canal Nimbus. A série foi indicada às seguintes categorias de AÇÃO/TERROR/SCI-FI no Rio Web Fest 2019: Melhor série, Melhor direção, Melhor atriz, Melhor ideia original. Participou das séries “Destino” (HBO); “Sob Pressão” (Globoplay); “Eleita” (Amazon); “Os Homens São de Marte e é Para Lá Que Eu Vou” (Globoplay) e do filme Ruas da Glória do Felipe Sholl.
Fidelys Fraga
É licenciado e mestrando em cinema pela Universidade Federal Fluminense-RJ. Escreveu a série de ficção BAILE DE MÁSCARAS, direção de Flávio Tambellini (2019 Canal AXN) e as séries
documentais RODA DE CHORO (2021 Canal Curta!) e FRONTEIRAS FLUIDAS, ambas dirigidas por Joel Pizzini (2020 Canal Curta!). Também criou e dirigiu a websérie DESCONSTRUÍDA (2021 Melhor roteiro e Direção no Rio WebFest) em exibição na plataforma Looke. Também escreveu a série PLANETA TUIU, ficção infanto juvenil que estreia em novembro de 2024 no youtube. Atua como curador, consultor e professor em festivais e laboratórios, como SESC ARGUMENTA-RJ, CINEOP-MG, Primeiro Plano-MG, ROTA-RJ. Escreveu e dirigiu diversos espetáculos de Teatro e Circo no Rio de Janeiro e EM São Paulo, sendo o último FLUX, em turnê atualmente pelo interior de São Paulo.
Laboratório de Finalização de Curta-metragem Luzes da Cidade
O Laboratório será um espaço de trocas entre profissionais e iniciantes, com o objetivo de aperfeiçoar o material já filmado. O objetivo do Laboratório é auxiliar na finalização de projetos de curtas-metragens inacabados. Os projetos serão debatidos por 2 profissionais especializados, que ao final irão premiar o melhor projeto com serviços de finalização e acessibilidade.
Consultores:
André Medeiros
André Medeiros é músico, produtor musical, e há mais de dez anos trabalha na área do áudio em cinema. Já fez mixagem e captação para dezenas de filmes, abrangendo documentário, ficção e experimentos.
Douglas Soares
Douglas Soares é diretor e roteirista formado em Direção Cinematográfica. No cinema, escreveu e dirigiu os longas-metragens “Papagaios” (GLAZ/MEUS RUSSOS) e “Xale”, documentário que teve estreia na Mostra Novos Rumos do Festival do Rio 2016. Também escreveu, dirigiu e montou diversos curtas, entre eles: “A Alma das Coisas” (2023); “O Clube” (2014); “Com Vista Para o Céu” (2011); “Depois das Nove” (2008); “Minha Tia, Meu Primo” (2008); além dos prêmios de melhor roteiro para as obras “Inocentes” (2017), “Contos da
Maré” (2013), “A Dama do Peixoto” (2011) e “Mais do Que Eu Possa Me Reconhecer”, vencedor do Prêmio Aurora da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes; Na TV, foi Produtor de Conteúdo de
Variedades na Rede Globo e roteirista dos 46 episódios de “Noturnas”, série LGBTQI+ exibida no Canal Brasil e no Instagram. Também é consultor de roteiro e atuou como membro de seleção em diversos laboratórios e editais.
Laboratório de Roteiro de Curta-metragem Luzes da Cidade
O Laboratório será um espaço de trocas entre roteiristas profissionais e iniciantes, com o objetivo de aperfeiçoar o material inscrito. Serão tratados princípios básicos de escrita do roteiro, narrativa, personagens, bem como estratégias de apresentação para o mercado audiovisual. Os projetos serão debatidos por 3 profissionais especializados, que ao final irão premiar o melhor Roteiro de Curta-metragem com o prêmio de R$ 12.000,00 (doze mil reais) brutos a serem utilizados para a produção do curta e serviços de finalização oferecidos por parceiros do festival.
Consultores:
Clara Ferrer
Diretora e roteirista carioca integrante da Rede Paradiso. Formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, realizou os curta-metragens “Seria melhor se você tivesse morrido”, “A casa de Ana” e “Toró”, e desenvolveu projetos com passagem pelos laboratórios Primeiro Plano, Rota, Nicho 54, Frapa e BrLab. Seu primeiro longa-metragem como roteirista, “Quatro Meninas”, foi selecionado pelo Hubert Bals Fund, pelo programa Boost NL e pelos prêmios de coprodução internacional NFF+HBF e HBP+Europe.
Dani Reule
Dani Reule é roteirista, jornalista, mestra em Comunicação e Informação pela UFRGS e certificada pelo Professional Program in Writing for Television da UCLA. Escreveu a série “Baile de Máscaras” (Globoplay/AXN), o longa “Na Batalha” (roteiro finalista do FRAPA), a série “Pigmaleão do Brejo” (Record), a animação “Lia e os Animoods” (Combo Studio) e a série documental “Sobre Voar” (Senhora Filmes), entre outros projetos inéditos. É consultora permanente do Festival ROTA, foi palestrante do VFX-Rio, do
Rio WebFest, do Serie_Lab e do Festival Primeiro Plano, em que também trabalhou como consultora, e parecerista do Prêmio Cacá Diegues de Alagoas. Teve curtas de sua autoria em festivais nacionais e internacionais, tendo o último, ‘Lente de Aumento’, premiado. Foi professora de Roteiro no curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá, na pós-graduação em Roteiro da FACHA e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Atualmente, é professora de roteiro e narrativas interativas na ECDD e de Roteiro para Cinema e Série na ABC Cursos de Cinema.
Vitã
Cineasta em atividade no mercado audiovisual há 15 anos, coordena o núcleo de criação Ritornelo e a revista de crítica Moventes. Diretora do longa “Salão de Baile – This Is Ballroom” (selecionado para mais de 30 festivais, premiado no Festival do Rio 2024) e da série musical “Trago a Pessoa Amada” (canal Prime Box Brazil), roteirista da série “Enredos da Liberdade – O Grito do Samba pela Democracia” (Globoplay). Produtora e ass. de direção do filme “Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” (2022, CineBrasilTV). Trabalhou em curtas com circulação em festivais nacionais e internacionais, dentre eles: “Carne Fresca” (roteirista, 2024); “Esmalte Vermelho Sangue” (roteirista e montadora, 2020); “No dia em que lembrei da viagem a Bicuda” (roteirista, diretora e produtora, 2015); “Ensaio Sobre Minha Mãe” (produtora e montadora, 2014); “Vuvuzelas de Madureira” (diretora e montadora, 2010). Curadora do Festival Brasileiro de Cinema Cômico e da Mostra Hong Sang-soo (Caixa Cultural RJ, CCBB RJ/SP/DF, Centro Dragão do Mar CE). Mestre e bacharel em cinema pela Universidade Federal Fluminense.