Call us toll free: +1 800 789 50 12
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

Conheça os vencedores do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – apresentou na noite d este sábado (7) os filmes vencedores da edição 2019, a 18ª do evento. Os jurados escolheram como melhor filme da Mostra Mercocidades “Aqueles Dois”, de Émerson Maranhão. O curta, de Fortaleza (CE) apresenta duas histórias que se cruzam, entre dois rapazes, em busca de amor e reconhecimento. Já o Prêmio Incentivo Primeiro ficou com o José Victor Soares e Maurício Nascimento, que apresentaram o curta “Desvio para o Branco”, trabalho que conta a história de Alvo, um novo nome da arte contemporânea que, através de intervenções urbanas, expressa inquietações sociais.

João Victor e Maurício Soares, que assinam a direção e a produção executiva do curta,

apresentado na última quinta-feira, no Cinemais Alameda, receberão verba de R$ 9 mil para que um novo curta seja produzido e apresentado na abertura da 19ª edição do festival, em 2020. A relação completa dos vencedores pode ser conferida no final deste release.

O festival este ano defendeu a bandeira da visibilidade daqueles que fazem a sétima arte no país. Na visão dos coordenadores do evento, os filmes apresentados no Primeiro Plano mostraram os mais diferentes mundos que existem. Além disso, reforçou o seu papel de ser um momento para ampliar discussões e promover encontros entre os amantes do cinema.

Sucesso de público

Ao longo de seis dias, o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, apresentou quase 24 horas de curtas-metragens, dentro de duas mostras competitivas: Mercocidades e Regional. Também foi palco da estreia de seis longas, todos aplaudidos pelo público presente. Após a abertura, na última segunda-feira, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, o festival aconteceu no Cinemais Alameda, com a presença de grande público ao longo de todos os dias.

Encontros, debates e oficinas

 

Paralelamente, o festival organizou oficinas e promoveu encontros e debates. Um dos trabalhos de oficina, a Querô na Escola, levou o fazer do cinema para a Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, no Bairro Santa Luzia, Zona Sul de Juiz de Fora. Ao longo da semana, 20 estudantes da instituição, entre 13 e 16 anos, elaboraram roteiro, produziram e gravaram um documentário sobre a própria realidade a qual eles estão inseridos. O filme foi apresentado no evento de encerramento do Primeiro Plano.

 

O festival Primeiro Plano é uma iniciativa do Luzes da Cidade, grupo de cinéfilos e produtores culturais de Juiz de Fora.

 

 

Confira a relação de todos os vendedores do Primeiro Plano

 

Mostra Competitiva Mercocidades

Melhor Filme: Aqueles dois, de Émerson Maranhão

Melhor Direção: Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, por Sangro

Melhor Roteiro: Tiago Minamisawa e Bruno H Castro, por Sangro

Melhor Concepção Fotográfica: Leandro Caproni, por NEGRUM3

Melhor Concepção Sonora: Karkará e Ziel Karapotó, O verbo se fez carne

 

 

Melhor Montagem: Renan de Cillo, por Bicha-BombaMelhor Direção de Arte: Vic Esteves e Mayra Barroso, por A mulher que eu era

Melhor Trilha Musical: Martín Scaglia, por Todas Minhas Lolas

Melhor Interpretação: Aretha Sadick, por NEGRUM3, Gisa Araujo, por Quântica, e Maria Dolores Ortiz, por Doce Espera

 

 

Melhor Primeiro Plano: Aqueles dois, de Émerson Maranhão

 

Júri Jovem: NEGRUM3, de Diego Paulino

 

Menção honrosa: Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR

 

Voto das Crianças (Sessão Lanterninha): O Menino que foi na casa do Vento Norte, de Irson Jr. com alunos do CMEI Princípio do Saber, de Vitória (ES)

 

 

Voto do Público: NEGRUM3, de Diego Paulino

 

Prêmio Aquisição Cinebrasil TV: Aqueles dois, de Émerson Maranhão

Estúdio Leit Motif: O Menino do quarto, de Rafaela Salomão

 

 

Mostra Competitiva Regional

 

Incentivo Primeiro Plano: Desvio para o branco, de José Victor Soares e Mauricio Nascimento

 

 

 

Menção honrosa: Sexta-feira, de Ariel Christian

 

Prêmio Luzes da Cidade: Socialights, Vera Loyola #2, de Noah Mancini

 

Voto do Público: A partida do menino Neimar, de Rafael Cruz Bianchini

Prêmio José Sette: Kleos, de Luis Bocchino