Call us toll free: +1 800 789 50 12
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

nov
07

Sessao Lanterninha traz acessibilidade e temática variada

Patrícia Almeida apresenta a Sessão para as crianças presentes

A Sessão Lanterninha do Festival Primeiro Plano chegou de cara nova em 2018. Com temáticas diferentes e filmes variados, ela acontece em quatro versões no Teatro Paschoal Carlos Magno. A temática da seleção sintoniza com temas universais que abarcam desde o mais simples cotidiano até a fantasia, do lirismo às questões sociais e existencialistas e conta com curadoria de Patrícia Almeida, Helena Brito e Jordan Beloto e foi pensada para todos os públicos.

Hoje, às 15h, aconteceu a primeira delas no Teatro Paschoal Carlos Magno, voltada para o público juvenil. Amanhã, dia 7 de novembro, ela vem em dois horários diferentes: às 10h, com foco no público infantil, e às 15h, com filmes que contam com audiodescrição e legendagem descritiva.

Mais uma sessão acessível está marcada para a quinta-feira, dia 8 de novembro, às 10h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, que contará, ainda, com uma roda de conversa sobre a importância da participação da pessoa com deficiência no cinema. “Os filmes que integram essa Mostra foram selecionados em outras edições do Festival e trazem muita informação visual, o que é indispensável para intensificar a experiência do espectador”, explica Patrícia Almeida. É ela que assina o roteiro de audiodescrição e narração dos três curtas exibidos, com a consultoria de Cida Leite e legendagem de Alberto Holanda.

Acessibilidade

A acessibilidade ganhou foco dentro da programação do Festival Primeiro Plano em 2015, com a oficina “Audiodescrição de curtas-metragens”, ministrada por Patrícia Almeida e Kelly Scoralick. O curso contou com a participação de seis pessoas com deficiência visual. “Essa participação é importante porque facilita a compreensão de todos os participantes sobre o papel do consultor, já que é ele que valida o trabalho que foi feito”, explica Patrícia.

Em 2016 foi a vez do filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro. No ano seguinte, a programação voltada para a acessibilidade ficou mais encorpada, com a exibição do longa-metragem “Elis”, de Hugo Prata, em versão audiodescrita e com legendagem descritiva. O Festival de 2017 contou, ainda, com o Encontro sobre Produção em Cinema com Acessibilidade Comunicacional http://primeiroplano.art.br/2017/encontro-discute-politicas-para-acessibilidade-no-audiovisual/.

João Lanterninha

Como forma de atrair ainda mais a atenção dos pequenos cinéfilos para a mágia que circunda a sétima arte, o Primeiro Plano conta com a participação do personagem João Lanterninha, interpretado por Danilo Carvalho. Ele representa o fantasma dos antigos profissionais do cinema, conhecidos como Lanterninhas, que eram os responsáveis por colocar ordem na sala quando as luzes se apagam. No Primeiro Plano é ele quem recebe os nossos convidados e torna a experiência do cinema ainda mais realista.

Mostra Itinerante

Outra novidade criada para a Sessão Lanterninha desta edição é a exibição da Mostra Infantil Itinerante para turmas da Escola Municipal Nagib Félix Cury, no bairro Penido. Ela acontece no dia 7, às 10h, e é a única que possui a entrada reservada apenas para os alunos do colégio. Todas as demais sessões possuem classificação livre e entrada gratuita.