Call us toll free: +1 800 789 50 12
Top notch Multipurpose WordPress Theme!

out
28

Primeiro Plano divulga curtas premiados na 16ª edição

Cena do filme “Filé”, de Natália Reis

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades premiou os melhores curtas-metragens desta 16ª edição. A cerimônia de encerramento aconteceu na noite deste sábado, 28 de outubro, no Cinemais Alameda, local onde foram exibidas mais de 27 horas de filmes ao longo da semana, dentro da programação do festival. A principal premiação da noite, o Prêmio Incentivo Primeiro Plano, foi para o curta-metragem “Filé”, de Natália Reis. Na produção de 20 minutos, a estudante do curso de Cinema da UFJF conta a história de Lúcia, uma mulher que possui uma relação íntima com a cidade. Após muito tempo de trabalho, ela finalmente consegue se mudar para um apartamento melhor, localizado na área periférica do centro de Juiz de Fora. Entre botecos e lojinhas, o lugar reserva um encontro com uma jovem que busca refúgio do tédio e das pressões da sua vida familiar.

“Filé” foi contemplado no edital do Prêmio BDMG Cultural/ Fundação Clóvis Salgado de Estímulo ao curta-metragem de baixo orçamento de 2015. Agora, ao vencer o Prêmio Incentivo Primeiro Plano, a diretora ganhará R$ 9 mil brutos para que invista na realização de um novo curta-metragem para o próximo ano. Além do dinheiro, Natália Reis receberá todo o apoio do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais para a realização do novo trabalho.

O Prêmio Incentivo Primeiro Plano é destinado a universitários inscritos na Mostra Competitiva Regional. Ainda dentro desta mostra receberam menção honrosa “O vampiro da ocupação”, de Bruna Schelb, e “O moço de vestido”, de Guilherme Gwd e Heron Alves. Na Mostra Competitiva Mercocidades, que reúne curtas-metragens de outras partes do Brasil e de países da América do Sul, o grande vencedor foi “Deus”, de Vinicius Silva, que também foi o escolhido do público no Júri Popular.

O FESTIVAL

A 16ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foi realizada entre os dias 23 e 28 de outubro, no Cinemais Alameda, no Alto dos Passos. O festival, que vem sendo realizado de forma ininterrupta desde 2002, é a oportunidade que o público tem de assistir aos filmes que dificilmente seriam integrados ao circuito comercial de cinema.

Além dos curtas, o festival exibiu sete longas-metragens, sendo seis ainda inéditos nos cinemas de Juiz de Fora. O Primeiro Plano também ofereceu oficinas com os temas “A Luz no Cinema”, “Atuação para Cinema” e “Direção de Arte”. Como uma das novidades deste ano, o festival trouxe um recurso de acessibilidade ainda inédito em Juiz de Fora: a legendagem descritiva. A técnica corresponde à transcrição dos diálogos, efeitos sonoros, sons do ambiente e demais informações da obra audiovisual que sejam relevantes para possibilitar a melhor compreensão da obra, especialmente para surdos e pessoas com baixa audição. O recurso esteve presente junto com a audiodescrição, que no ano passado passou a integrar algumas das produções exibidas no Primeiro Plano. A audiodescrição é uma narração integrada ao som original da obra audiovisual, contendo descrições de sons e elementos visuais e quaisquer informações adicionais que sejam relevantes para possibilitar a melhor compreensão da obra, especialmente para cegos e pessoas com baixa visão.

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e de Produtores Culturais, da Insensatez Audiovisual e da Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio da emenda parlamentar da Deputada Federal Margarida Salomão, do patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais, contemplado no Programa Exibe Minas, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa e conta com a promoção da TV Integração.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE PREMIADOS DO 16ª PRIMEIRO PLANO:

Mostra Competitiva Mercocidades

Melhor Filme: Deus, de Vinicius Silva
Melhor Direção: Maximiliano Gallo, por Minha tristeza não é minha/Mi tristeza no es mía
Melhor Roteiro: Madiano Marcheti, por Essa barra que é gostar de você
Melhor Concepção Fotográfica: Pedro Nishi, por Retratos para você
Melhor Concepção Sonora: Manon Ribat, por Mercadoria
Melhor Montagem: Mariana Barreiros, por Autópsia
Melhor Direção de Arte: Constanza Cortéz, por Lady
Melhor Trilha Musical: Gu Siqueira, por Essa barra que é gostar de você
Melhor Interpretação: Sandra Mangano, por Minha tristeza não é minha/Mi tristeza no es mía
Prêmio Especial do Júri (interpretação): Roseli Isabel da Silva, por Deus
Menção Honrosa (interpretação): Barbara Aires, por Mercadoria
Melhor Interpretação mirim: Maria Fabrislene, por Meninos e reis
Melhor Primeiro Plano: Mercadoria, de Carla Villa-Lobos

2° Laboratório Latino-Americano de Curtas-Metragens: MC Jess, de Carla Villa-Lobos

Menções Honorosas
Redoma, de Julia Leite
El tratado del mar, de Bárbara Montaña
Luiz vai buscar pão, de Bruna Schelb Correa

Júri Jovem
Deus, de Vinicius Silva
Menção honrosa:
Mercadoria, de Carla Villa-Lobos

Voto do Público: Deus, de Vinicius Silva

Prêmio Aquisição Cinebrasil TV: VHS, de Rômulo Veiga

Mostra Competitiva Regional

Incentivo Primeiro Plano: Filé, de Natália Reis
Menções honrosas:
O vampiro da ocupação, de Bruna Schelb
O moço de vestido, de Guilherme Gwd e Heron Alves

Prêmio Luzes da Cidade:
Pele de monstro, de Bárbara Maria
Menção honrosa:
Vitrine, de Caio Parizi

Prêmio José Sette: O vampiro da ocupação, de Bruna Schelb Correa

Voto do Público: Íris da Candinha, de Matheus Silva

Prêmio Aquisição Cinebrasil TV: A luta, de Bruno Bennec