Manhã de terça-feira, uma sala de aula com todas as cadeiras ocupadas. Os olhos dos presentes estão atentamente voltados para a exibição de um curta-metragem. Poderia ser esta a ambientação de um filme, mas é o cenário da Oficina de Roteiro, ministrada por Rodrigo de Oliveira. O curta exibido mostra o cineasta francês Godard falando sobre a dificuldade de criar um filme sobre algo específico no atual cenário em que tudo já foi gravado. Sair deste lugar comum é o que pretende o curso, que possui carga horária de 16 horas.
Formado em cinema pela Universidade Federal Fluminese, Rodrigo é co-roteirista de Exilados do Vulcão, escreveu e co-dirigiu o primeiro longa de sua carreira, As Horas Vulgares (2012), e se prepara para lançar seu primeiro curta-metragem, Eclipse Solar. No curso pretende apresentar o funcionamento do processo de criação e estruturação do roteiro de ficção por meio de atividades teóricas e práticas, passando pelas fases de sinopse, descrição de personagens, argumento, justificativa e roteiro final.
Na manhã de hoje também teve início a Oficina de Documentário, ministrada pelo professor Leo Ayres. Em um primeiro momento, os alunos foram apresentados às diferentes linguagens e características de produções documentais, além de assistirem a exemplos de cada tipo de ferramenta que constrói a narrativa.
Com ampla experiência no cinema e na TV, Leo dirigiu os premiados curtas-metragens A Entrega, O Milagre do Bar, Bar da Estação e Los Blanco, além do documentário em longa-metragem Cidade Dual.
As duas oficinas pretendem extrapolar os limites da sala de aula. O objetivo central de Rodrigo de Oliveira é que cada um dos alunos estruture um projeto pessoal de roteiro de curta-metragem ao longo desta semana, que pode ser elaborado no decorrer do curso ou pré-concebido pelo aluno. Já na Oficina de Documentário, Leo Ayres partirá para a prática, dividindo a turma em dois grupos para estruturar a idéia central, a gravação e a montagem de uma produção documental.
Ao longo desta semana, o Primeiro Plano ainda oferece mais três oficinas gratuitas: Assistência de Direção, Audiodescrição de Curtas-metragens e a Oficina Para Jovens, que trabalhará aspectos teóricos e práticos da linguagem cinematográfica com este público em formação.