“A história da eternidade”: Amor e desejo são os temas do longa que estreia hoje no Primeiro Plano 2014

história da eternidade 01

Inspirada na obra do pintor italiano Caravaggio, a direção de fotografia do filme é assinada por Beto Martins

Centrado na emotividade, o longa-metragem “A História da Eternidade”, do diretor pernambucano Camilo Cavalcanti, é o segundo longa-metragem a estrear na 13ª edição do Festival Primeiro Plano de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

Explorando o universo nordestino, a trama conta três histórias de amor, que se passam em um vilarejo no Sertão. Em uma delas, um artista (Irandhir Santos) ajuda a sobrinha (Debora Ingrid) a ver o mar pela primeira vez. A segunda narrativa mostra a trajetória de uma viúva (Marcélia Cartaxo) que abre o coração para o cego do vilarejo, enquanto o terceiro conto trata da narrativa de uma avó, interpretada por Zezita Matos, que recebe o neto após um turbulento período em que morou na cidade de São Paulo.

Mas não é só o Sertão que se apresenta como elemento de união das histórias contadas, a trilha sonora, composta por Dominguinhos e pelo polonês Zbigniew Preisner, é um show à parte na construção da narrativa e cria o clima perfeito para o desenrolar da trama.

O ator Maxwell Nascimento faz o papel de Geraldo no longa e esteve no Festival para a divulgação do filme. “O filme é surpreendente. Até hoje eu vejo alguma coisa diferente a cada vez que assisto a uma exibição”, antecipou ele. Em sua participação, o personagem vive um estranho relacionamento com sua avó.

Em sua estreia como diretor de longa-metragem, Camilo conquistou cinco prêmios durante o 6º Paulínia Film Festival: melhor filme, diretor, ator, com a interpretação de Irandhir Santos, e atriz, pelas interpretações de Marcélia Cartaxo, Zezita Matos e Debora Ingrid. Além disso, também levou para casa o prêmio da crítica Júri Abraccine.

O Festival Primeiro Plano 2014 tem ainda duas estreias de longas-metragens em sua programação: “Ela volta na quinta”, de André Novais, que será exibido amanhã, e  o chileno “A valsa dos inúteis”, de Edison Cajas, na sexta-feira, dia 19. As sessões acontecem sempre às 21h, no Cinearte Palace. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente da bilheteria do cinema.