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Inscrições abertas para as oficinas do Primeiro Plano 2017

Em 2017, o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades oferecerá gratuitamente três oficinas: “A Luz no Cinema”, “Atuação para Cinema” e “Direção de Arte”, com inscrições abertas ao público. As oficinas acontecem na Casa de Cultura (Av. Rio Branco, nº 3.372) e são destinadas a estudantes e profissionais da área de comunicação, cinema e artes, amantes da sétima arte ou pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre esta área.

As inscrições se encerram na sexta-feira, dia 20 de outubro.

Clique AQUI para se inscrever em uma das oficinas.

Caso o número de inscritos supere o número de vagas, será realizada seleção de candidatos, que levará em conta exclusivamente a atividade principal (público alvo) e a descrição do interesse específico pela oficina escolhida. (Ver Ficha de Inscrição)

Para outras informações e dúvidas, entrar em contato pelo email: nilsonassuncaoalvarenga@gmail.com

Conheça as oficinas:

1. ATUAÇÃO PARA CINEMA

24 a 27/10, às 9h a 12h, na Casa de Cultural da UFJF – 20 vagas

A oficina consiste em um recorte desde o período de preparação, ensaio e filmagem de uma cena. Buscando um paralelo do atuar com experiências subjetivas, na tentativa de transformar sentimentos e sensações em algo prático e funcional.

Rômulo Braga

É brasiliense e vive em BH desde dezembro de 1992 onde começou a atuar. Com formação em grupos de teatro da capital mineira, fez sua primeira participação no cinema em 2006 no filme “Mutum” da diretora Sandra Kogut. Recentemente estreou os filmes “Joaquim” de Marcelo Gomes e “Elon Não Acredita na Morte” de Ricardo Alves Júnior.

2. OFICINA DE DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA

24 a 27/10, de 9h às 12h, na Casa de Cultura da UFJF – 20 vagas

Explicitar a importância do Diretor de Arte como um dos responsáveis, ao lado do Fotógrafo e do Diretor, pelos aspectos visuais e estéticos de um filme. Fornecer aos alunos uma noção geral sobre o processo de direção de arte para cinema, com enfoque no curta-metragem. A proposta é analisar e decupar junto com os alunos um roteiro de curta-metragem, de modo a apresentar de forma prática, todo o processo de pré-produção de um projeto. Serão utilizados trechos de filmes e materiais de projetos realizados para exemplificar e auxiliar na discussão dos temas apresentados.

– O que é Direção de Arte?

– A importância da direção de arte na construção visual de um filme.

– Como funciona o departamento de arte num filme.

– Relações entre a Arte, a Fotografia e a Direção

– Conceituação e Metodologia de trabalho do departamento de arte.

– Cenografia / Produção de Arte / Figurino

– Como decupar um roteiro.

– Locação X Estúdio

– A importância da pesquisa de referências para a Direção de Arte.

Yves Moura

Nasceu no Rio de Janeiro em 1984. Formado em Cinema pela UNESA em 2008. É sócio da empresa Buendía Filmes. Atua no Mercado audiovisual como diretor e produtor de arte; tendo participado de inúmeros curtas-metragens, longas, filmes publicitários e videoclipes. Como produtor de arte participou da série “Acertos de Contas” de José Joffily, “Cê Faz o quê” de Julia Rezende a ainda da etapa brasileira de “Mister Maker Around the World”.Foi responsável pela direção de arte de diversos vídeos do canal PORTA DOS FUNDOS entre 2013 e 2015. Assina a direção de arte dos longas “O Último Virgem” de Rilson Baco e Felipe Bretas, “Paixão e Acaso” de Domingos de Oliveira, “1932 – a Medalha Esquecida.

3. DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – LUZ NO CINEMA: TEORIA E PRÁTICA

25 a 27/10, de 9h às 13h, Casa de Cultura da UFJF – 20 vagas

De onde vem a fonte de luz que ilumina a cena? Qual a sua natureza, direção, intensidade e temperatura de cor? Partindo destes questionamentos, trabalhar o conceito de luz em cinema, exemplificando com imagens e trechos de filmes. Abordar as funções de um diretor de fotografia em uma produção, desde a preparação até a finalização. Descrever equipamentos de iluminação, ilustrando com fotos. Destacar a importância do tratamento de cor. Realizar aula prática em três momentos: 1. montagem de luz inicial e demonstração de conceitos básicos, como exposição; 2. situação em externa dia e suas especificidades; 3. iluminação de um mesmo cenário interno com três variações de luz: manhã de sol, dia nublado e noite.

Currículo

Tiago Scorza, formado em Cinema pela UFF, atua como diretor, diretor de fotografia e câmera. Dirigiu vários curtas, com destaque para “O Som da Luz do Trovão” e “Com os Pés na Cabeça”, e um longa, o documentário “O Gigantesco Ímã”. Como diretor de fotografia e câmera realizou, entre outros, os longas metragens “Copa 181”, exibido recentemente no Festival do Rio, e “Notas sobre Passion”, o especial para TV “Manual Prático da Melhor Idade”, e os premiados curtas “O Nome do Dia” e “Hooji”, além dos documentários “Clementina de Jesus”, “Vidas Extraordinárias”, “Luto como Mãe”, “L.A.P.A.” e “Memória para Uso Diário”. Operou câmera em séries para televisão como “Detetives do Prédio Azul”, “220 volts” e “Gentalha”. Em festivais e mostras de cinema participou de debates, mesas e como jurado. Ministra oficinas de Realização de Filmes e Direção de Fotografia. Sócio da produtora carioca Aiuru Filmes.