Primeiro Plano oferece sessão com audiodescrição

Os atores Fabio Audi e Ghilherme Lobo em cena do filme

Os atores Fabio Audi e Ghilherme Lobo em cena do filme

Salas de cinema são ambientes quase nunca frequentados por cegos e pessoas com baixa visão. Essa realidade pode ser diferente com a audiodescrição, recurso que o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades traz para esta 15ª edição, algo inédito na história do festival. A sessão com audiodescrição vai exibir o filme “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, na próxima sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 15h, no Cinearte Palace. A exibição ocorre dentro da Sessão Lanterninha, voltada para o público infanto-juvenil, mas aberta a toda a população.

A audiodescrição costuma vir em uma faixa narrativa adicional em meios de comunicação visual, como televisão, cinema, dança, ópera e artes visuais. Na sessão do Primeiro Plano, as descrições em áudio serão abertas, ou seja, todos os espectadores terão acesso às descrições das cenas. “A audiodescrição é um marco no Primeiro Plano. E a escolha do filme não foi à toa. ‘Hoje eu quero voltar sozinho’ já foi preparado para a audiodescrição. Ele foi criado já pensando nesses espaços. Então, é uma forma de os produtores de cinema pensarem os roteiros daqui para frente”, avalia a coordenadora da Sessão Lanterninha, Patrícia Almeida, que também é especialista em audiodescrição.

A Sessão Lanterninha, que tem o objetivo de propiciar a educação para o cinema, acontece de terça a sexta, às 15h. Os filmes são voltados para o público em idade escolar, mas são abertos a toda a população. Este ano, são exibidos filmes e animações. Assim como todo o festival Primeiro Plano, a Sessão Lanterninha é gratuita, com distribuição de pipoca.

Confira a programação da Sessão Lanterninha:

De terça a quinta, às 15h, no Palace:
“Nham-Nham, a criatura”, de Lucas de Barros (13 min)
“ME?”, de Rafael Dayon (1min)
“A orelha de Van Gogh”, de Thiago Franco (11 min)
“À busca da felicidade”, de Aline Mendonça (3 min)
“Capitão Zid”, de Thiago Franco (11 min)
“Coisa-malu”, de Paula Cintra Ferreira e Tobias Rezende (20 min)

Sexta, às 15h, no Palace:
“Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro (96 min)