Primeiro Plano recebe inscrições para a Oficina de Montagem

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Montagem que integra a programação da 13ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Ministrada pelo professor Rodrigo Carneiro, o curso acontecerá de 18 a 20 de dezembro, na Casa de Cultura da UFJF (Av. Barão do Rio Branco, 3.372 – Centro). São oferecidas 15 vagas gratuitas para os interessados. Para se inscrever basta acessar o site do Festival no endereço eletrônico www.primeiroplano.art.br e preencher a ficha de cadastro.

A oficina tem como objetivos principais apresentar a interface do programa de edição Final Cut Pro e ensinar sobre o funcionamento do workflow em um filme, além de buscar trabalhar os conceitos básicos da montagem a partir de aulas práticas e teóricas, abordando edição, estrutura narrativa, personagem e emoção e visualização de exemplos. Ao final do curso, os participantes participarão da edição de uma cena para trabalhar os conceitos e ferramentas apresentados ao longo dos encontros expositivos.

RODRIGO CARNEIRO

Rodrigo Carneiro é licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Estudou desenho na Fundação de Artes de Ouro Preto. Se especializou em montagem cinematográfica na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de losBaños – EICTV/CUBA. Além disso, foi pesquisador convidado do Departamento de Cinema da Facultyof Fine Arts da Concordia University – Montreal. Entre os filmes editados por ele, se destacam o longa “Signo das Tetas”, de Frederico Machado, e “Nova Dubai”, de Gustavo Vinagre. Também atuou como assistente de direção e som na série de documentário “Ser um ser humano” e dirigiu o curta “Microsieverts”, o média “Copyleft”, o documentário “Marília” e o videoarte “Novíssimo testamento”. Atualmente trabalha na Unidade Técnica do Sudeste e executa a linha de produção de conteúdos destinados às TVs públicas do Fundo Setorial do Audiovisual.